50% dos universitários são analfabetos funcionais.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

50% dos universitários são analfabetos funcionais.

Mensagem por Mauro Scherer em Sab 23 Ago - 11:55

"De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Católica de Brasília, a partir da análise de 800 alunos, em 6 cursos de 4 faculdades, 50% dos estudantes do ensino superior são analfabetos funcionais, ou seja, não entendem o que leem. O levantamento mostra também que a maior parte destes veio de escolas públicas e estuda em instituições particulares.

A pesquisa avaliou o modo de estudo, tempo de dedicação, características sociais, culturais e a formação de origem. A conclusão é de que a maior parte dos estudantes não tem o hábito de estudar, aprende de forma superficial e geralmente decora o conceito, ao invés de compreender.

Ter taxas tão altas de analfabetismo funcional no ensino superior revela a farsa do sistema educacional brasileiro. A farsa é ainda maior no ensino básico público, voltado para os filhos da classe operária, que são voltados para tirar qualquer interesse da juventude pobre em aprender e se desenvolver. E no ensino superior privado que é voltado para o lucro e devido aos programas do Governo Federal, também reúne uma maioria de pobres que não conseguem passar pelo filtro do vestibular das universidades públicas.

Esta pesquisa não foi a primeira a indicar o problema. O último Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional), feito em 2012, apontou que 38% dos estudantes universitários seriam analfabetos funcionais, através de pesquisa com 2 mil pessoas.

Para reverter este quadro, é necessário exigir a imediata estatização do ensino no país e coloca-las sob o controle direto da população. Somente assim, é possível garantir que o investimento seja usado em prol da educação e não para o atual esquema meramente formal".

Fonte: Causa Operária.

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Re: 50% dos universitários são analfabetos funcionais.

Mensagem por Liu em Sab 23 Ago - 14:26

Não me surpreende, grandë parte dos alunos que saem do EM são analfabetos funcionais. Navegando uma semana nos portais de notícias do facebook e lendo os comentários você percebe quanto da população brasileira também é analfabeta funcional, "lêem" e não tem a mínima capacidade de interpretar nada.
Liu

Mensagem por Ana em Seg 25 Ago - 12:48

anos atrás li que a França estava com o mesmo problema e tinham planos de acabar com a escola ciclada...
por outro lado li também que houve um amento significativo de leitura entre as crianças com o advento da internet (se achar o link da matéria deste finde posto aqui depois)
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Aline Floripa em Seg 25 Ago - 15:32

Considerava-me uma pessoa que escrevia bem, sempre li muito e de tudo, desenvolvia longoooos textos e pensava que isso era o essencial, na faculdade quando mandei meu TCC para correção, nossa, fiquei envergonhada, foram tantos erros de concordância, me senti "quase" uma analfabeta.

Na verdade, creio que a internet tem sua dose de culpa em tudo isso, hoje em dia você digita uma palavra e tem um trabalho pronto, não precisa pensar.
Aline Floripa

Mensagem por Ana em Seg 25 Ago - 18:38

A tecnologia, quem diria, aumentou o gosto dos adolescentes pela literatura
O público infanto-juvenil aproveita as redes sociais para conversar com seus autores e cobrar das editoras a tradução de títulos e uma nova relação com o público

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/08/22/cultura/1408741285_362163.html
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por carlita carlinha em Ter 26 Ago - 11:42

Ter taxas tão altas de analfabetismo funcional no ensino superior revela a farsa do sistema educacional brasileiro.

Concordo totalmente, Mauro, e tem mais: isso tudo é culpa do governo por ter colocado nas escolas públicas o "ensino plural". Ou seja, os alunos passam sem saber. Eles (os alunos) não podem ser reprovados.

Quando entrei na faculdade, vi pessoas cometendo erros GRITANTES de português. Erros mais comuns como: abito, voçê... entre outros. Além de não conseguir interpretar os textos.

Eu fiquei com dó de um amigo de sala. Ele tinha dificuldades de escrever, porque o português dele era péssimo. Sempre eu quem digitava os trabalhos, apresentava quando era trabalho em grupo. Inclusive até a dedicatória que os formandos teriam que fazer para as famílias eu fiz para ele. Esse meu colega de sala, tinha ideias boas, muito esforçado, mas realmente era bem fraco nas escritas.

Por eu ter muita consideração com ele, eu o orientei de fazer um curso de português, pois estávamos chegando no final da faculdade. E por estar formando em" Comunicação Social " é obrigação nossa de escrever bem. Ainda disse para ele que eu erro, mas procuro corrigir da melhor forma possível.

Realmente, dentro das universidades brasileiras têm pessoas muito despreparadas. E com toda certeza eu afirmo que: É CULPA DO ENSINO PÚBLICO DO BRASIL.
carlita carlinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: