Como detectar uma pessoa falsa, nas relações amorosas, amizades, trabalho?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como detectar uma pessoa falsa, nas relações amorosas, amizades, trabalho?

Mensagem por Aline Floripa em Dom 17 Ago - 19:30

No último domingo assisti um filme nacional chamado “Confia em Mim”, gostei muito, nada extremamente elaborado, mas , profundamente real.  O cara que a principio parecia um “príncipe” não passava de um impostor, engabelador de mulheres.

Fiquei refletindo sobre o filme, pois, há um ano essa situação aconteceu com uma amiga, e não pensem que falo de uma adolescente, ou mulher do tipo carente, nada disso. Falo em uma mulher independente, quase chegando aos 40, divorciada faz 10 anos, sem filhos, enfim, mega independente. Quando ela se separou conheceu um cara na faculdade, ficaram amigos, mas apesar das inumeras tentativas dele em “algo mais” ela sempre deixou claro que não queria se envolver com ninguém, nem por uma noite.. O tempo passou, e eles acabaram se encontrando novamente alguns anos depois. Começaram a sair, conversar muito (pensem num homem tudo de bom em todos os sentidos), enfim, a coisa foi ficando firme e quando viram já estavam namorando, viajando juntos, indo a festas e baladas, ela dormindo frequentemente na casa dele. O cara tem dois restaurantes (em sociedade com o irmão) bem conhecidos, assim, um fim de semana ele trabalhava no outro tinha folga, e neses, eles iam pra balada, cinema, viajavam, enfim, curtiam muito. Eu mesma, quando estava namorando sai com eles, e foi muito agradável, noite de casais cheios de expectativas e planos. Minha amiga frequentava o restaurante dele, conversava com o irmão, cunhada  e conhecia a maioria dos amigos, iam a shopings juntos, enfim, vida normal e namorados. Num determinado fim de semana ele precisou viajar, foi para o Paraguai e Argentina fazer algumas compras para o restaurante, a convidou, mas como voltaria no meio da semana ela não foi por causa do trabalho. Então, ela olhando o facebook numa página de Floripa dá de cara com o namorado e outra mulher e na legenda dizia “Meu amigão .........e sua esposa........ curtindo uma segunda lua de mel em Foz do Iguaçú.” Minha amiga estarreceu, paralisou... Gravou a foto e esperou o fulano voltar. Quando ele chegou ela toda linda e cheirosa esperando, toda trabalhada na camisola de renda, o fulano chegou cheio de presentes e já agarrando,  ela veio com conversa mole, querendo saber como foi, e perguntou de novo com quem ele foi, ai disse o nome de dois amigos que ela conhece, então ela abre o note book e mostra a foto, ele paralisou, não conseguiu falar nada e ela também não deixou e descarregou toda a ira que estava sentindo (conheço a peça e sei que ela falaaaaaaa), o chutou da casa dele e disse que se ele tentasse, ousasse ligar pra ela que iria a polícia dizer que estava sendo perseguida por um homem casado. Ela acabou descobrindo que ele é casado a 5 anos e que a mulher é plantonista em um hospital da grande Florianópolis.

Será que existe alguma maneira de detectar um impostor desse tipo? Como detectar uma pessoa falsa, nas relações amorosas, amizades, trabalho?

No caso da minha amiga o cara não queria grana, queria curtir e, pasmem, ele era super apaixonado, ciumento, preocupado com ela, enfim. Mas de qualquer forma a enganou e pegou bem pesado, eu mesma o via falando em futuro juntos.
Aline Floripa

Re: Como detectar uma pessoa falsa, nas relações amorosas, amizades, trabalho?

Mensagem por Mauro Scherer em Dom 17 Ago - 22:08

Fiquei pensando na capacidade do fulano de atuar como um grande ator shakespeariano e na necessidade da amiga, ainda que não explícita, de viver um romance idealizado. São fome e vontade de comer juntos em um casal.
Respondendo a questão proposta: intuição ou sexto sentido, e experiência, esta combinação ajuda, mas nem sempre denuncia a furada que se está entrando, ainda mais quando esses sentidos são obnubilados por fatores emocionais.

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Mensagem por Liu em Dom 17 Ago - 22:35

Sou observadora, observo muito como as pessoas se portam diante das situações e das outras pessoas antes de qualquer aproximação maior. Claro, que às vezes acontece aquele lance de empatia/antipatia ou intuição (chamem como quiserem) e isso faz com que às vezes o julgamento seja errado, mesmo assim sei que quando antipatizo com alguém raramente me engano.
Meu detector de "3 real" apita quando: vejo pessoas solicitas demais, efusivas demais, pessoas que sempre vivem falando dos outros, pessoas que sempre põem defeito nas coisas que outras fazem, muita melação de cueca.
Enfim como diz a música:
"Perfeição demais me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito na certa encontrou um jeito insosso pra não ser de carne e osso"

Eu traduzindo, rs: Mais falso que um boneco de plástico.
Liu

Mensagem por Liu em Dom 17 Ago - 22:41

Sobre o filme e a situação, cada dia menos confio nas pessoas e não vejo mal nisso.
Liu

Mensagem por Alice Moura em Seg 18 Ago - 4:12

Esse tipo de coisa é muito difícil descobrir.
Haja vista o tempo que sua amiga levou pra que tudo viesse à tona.
Mas mesmo assim, me pergunto como ele faria uma segunda lua-de-mel com a esposa, se ele a convidou pra ir na viagem? Arriscou ter muita certeza que ela não iria!
A verdade é que não há como saber. E quanto mais o tempo passa, mais confiamos na pessoa, seja ela amiga, namorado, parente, e ficamos cada vez mais "cegos" a possíveis evidências.
Alice Moura

Mensagem por Miss J em Seg 18 Ago - 8:11

"e na necessidade da amiga, ainda que não explícita, de viver um romance idealizado"
Não concordo, Mauro. Querer (e gostar de) viver uma relação legal, sem grandes problemas ou incompatibilidades é necessidade de viver um romance idealizado? Dessa forma atribui-se uma parcela de culpa à amiga (ser uma bobona idealizando relações) e eu discordo. A culpa sempre é do dissimulado, a não ser que dê muitos indícios pra duvidar do seu caráter, que não me parece que foi o caso.
Eu acho que ninguém está livre disso, mesmo as pessoas mais maduras, experientes e racionais.
Miss J

Mensagem por Si Cal em Seg 18 Ago - 9:39

Eu pessoalmente sempre achei e acho, que no fundo no fundo sabemos onde estamos "embarcando"... por vezes fazemos vistas grossas... por outras... "abstraimos"... mas no fundo sempre sabemos que algo pretensamente furado... é de fato uma furada!  tongue affraid 
Si Cal

Mensagem por Aline Floripa em Seg 18 Ago - 15:17

Mauro Scherer escreveu:Fiquei pensando na capacidade do fulano de atuar como um grande ator shakespeariano e na necessidade da amiga, ainda que não explícita, de viver um romance idealizado. São fome e vontade de comer juntos em um casal.
Respondendo a questão proposta: intuição ou sexto sentido, e experiência, esta combinação ajuda, mas nem sempre denuncia a furada que se está entrando, ainda mais quando esses sentidos são obnubilados por fatores emocionais.
Se no caso citado fosse eu você até poderia dizer isso, mas essa minha amiga não, ela cozinhou/enrolou esse cara um tempão, primeiro porque não queria se envolver, segundo porque se preocupa demais (ela tem casa, carro) com impostores, sempre extremamente "precavida" e foi cair numa dessa, ela me escreveu dizendo que estava com o ego dilacerado, e nem falou em coração.
Aline Floripa

Mensagem por Aline Floripa em Seg 18 Ago - 15:19

Liu escreveu:Sou observadora, observo muito como as pessoas se portam diante das situações e das outras pessoas antes de qualquer aproximação maior. Claro, que às vezes acontece aquele lance de empatia/antipatia ou intuição (chamem como quiserem) e isso faz com que às vezes o julgamento seja errado, mesmo assim sei que quando antipatizo com alguém raramente me engano.
Meu detector de "3 real" apita quando: vejo pessoas solicitas demais, efusivas demais, pessoas que sempre vivem falando dos outros, pessoas que sempre põem defeito nas coisas que outras fazem, muita melação de cueca.
Enfim como diz a música:
"Perfeição demais me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito na certa encontrou um jeito insosso pra não ser de carne e osso"

Eu traduzindo, rs: Mais falso que um boneco de plástico.
Meu detector de "3 real" apita quando: vejo pessoas solicitas demais, efusivas demais, pessoas que sempre vivem falando dos outros, pessoas que sempre põem defeito nas coisas que outras fazem, muita melação de cueca. Isso também me incomoda profundamente, principalmente aquelas pessoas que vivem falando dos outros.
Aline Floripa

Mensagem por Aline Floripa em Seg 18 Ago - 15:22

Alice Moura escreveu:Esse tipo de coisa é muito difícil descobrir.
Haja vista o tempo que sua amiga levou pra que tudo viesse à tona.
Mas mesmo assim, me pergunto como ele faria uma segunda lua-de-mel com a esposa, se ele a convidou pra ir na viagem? Arriscou ter muita certeza que ela não iria!
A verdade é que não há como saber. E quanto mais o tempo passa, mais confiamos na pessoa, seja ela amiga, namorado, parente, e ficamos cada vez mais "cegos" a possíveis evidências.
Alice, pense em uma pessoa super-hiper-mega comprometida com o trabalho, ele só insistiu (como ela me falou) porque sabia que ela não poderia ir, era fim de mês, ela faz fechamento e nessa época geralmente trabalha até muito tarde.
Concordo, é realmente muito difícil, penso que o mais complicado ainda é entender o que leva alguém a fazer isso.
Aline Floripa

Mensagem por Aline Floripa em Seg 18 Ago - 15:25

Miss J escreveu:"e na necessidade da amiga, ainda que não explícita, de viver um romance idealizado"
Não concordo, Mauro. Querer (e gostar de) viver uma relação legal, sem grandes problemas ou incompatibilidades é necessidade de viver um romance idealizado? Dessa forma atribui-se uma parcela de culpa à amiga (ser uma bobona idealizando relações) e eu discordo. A culpa sempre é do dissimulado, a não ser que dê muitos indícios pra duvidar do seu caráter, que não me parece que foi o caso.
Eu acho que ninguém está livre disso, mesmo as pessoas mais maduras, experientes e racionais.

Infelizmente também acredito que ninguém esteja longe disso, não vivi isso em relacionamento amoroso, mas em amizade já fui bem feita de idiota, tem fulano que me deve até hoje e ainda tem a cara de pau de viver ostentando o que não tem.
Aline Floripa

Mensagem por Aline Floripa em Seg 18 Ago - 15:28

Si Cal escreveu:Eu pessoalmente sempre achei e acho, que no fundo no fundo sabemos onde estamos "embarcando"... por vezes fazemos vistas grossas... por outras... "abstraimos"... mas no fundo sempre sabemos que algo pretensamente furado... é de fato uma furada!  tongue affraid 
Sil, depois do que aconteceu com essa amiga cheguei a conclusão que não sei de nada, que o que achava ser um filtro ultra-mega perfeito trata-se apenas de um coador velho e gasto. Já vivi situações onde fui feita de tola, mas, eram "amizades" e eu também sou "meio" tansa, acabo tomando dores dos outros na minha ânsia em vê-los bem.

Aline Floripa

Mensagem por Kátia.Aquiles em Seg 18 Ago - 21:47

Acho que são duas situações. Quando as pessoas são enganadas costumam se culpar, mas nem sempre dá para adivinhar que aquela pessoa não é flor que se cheire. Entretanto, existem diversas situações onde a pessoa acredita porque quer muito acreditar. Basta relembrar quantas vezes lá no Preciso Falar apareceram mocinhas relatando seus casos com homens casados mas que só estavam com suas esposas por causa de filhos ou questão financeira mas o casamento já acabou apesar de morarem juntos e ele vai em pouco tempo sair de casa para ficar com ela.

Kátia.Aquiles

Mensagem por Ana em Ter 19 Ago - 12:14

poizé.... por vezes é complicado perceber a falsidade do outro...
uma das principais e básicas é reparar as atitudes, falar é fácil... mas na hora do vamU ver nem sempre o discurso é igual a prática...
também é interessante notar como o amigo (a) e/ou paquera trata as outras pessoas, inclusive a (o) ex.... nem sempre as razões das queixas são legitimas...
outra coisa interessante é , antes de se apaixonar pelo individuo, tentar se informar sobre a criatura... se tiver amigos em comum ótimo, se não uma skalteada básica (como comentamos no outro tópico)...
exemplo da amiga da Aline:
ok a parceira do cafa fazia plantões , então teoricamente ele tinha estes horários livres... mas e os demais? ele atendia sempre o telefone, e quando não atendia qual era a desculpa? ela nunca deu uma conferida, tipo assim tarde da noite ou nos fim de semanas?
quando ele foi viajar , a amiga não tentou entrar em contato nenhuma vez... nem que seja um bom dia etc e tal?
acho que por vezes , seja por carência ou desejo de ter uma parceiro (a), fazemos vista grossa ... que em geral não deixaríamos passar desapercebido....
e o cafa percebendo que aquela é mais difícil se empenha ainda mais na conquista... tipo um troféu... e aí fazer o que?
não podemos nos fechar pro mundo, alguma hora vamos quebrar a cara e muita gente vai nos decepcionar... mas sigamos em frente, tem muita gente boa por aí... Smile
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Aline Floripa em Ter 19 Ago - 15:24

não podemos nos fechar pro mundo, alguma hora vamos quebrar a cara e muita gente vai nos decepcionar... mas sigamos em frente, tem muita gente boa por aí..

Concordo!! É por isso que não desisto, já diz o samba "Se a vida é curta e o mundo é pequeno, vou vivendo morrendo de amor, aaai! Gostoso Veneno..."
Aline Floripa

Mensagem por Aline Floripa em Ter 19 Ago - 15:25

Kátia.Aquiles escreveu:Acho que são duas situações. Quando as pessoas são enganadas costumam se culpar, mas nem sempre dá para adivinhar que aquela pessoa não é flor que se cheire. Entretanto, existem diversas situações onde a pessoa acredita porque quer muito acreditar. Basta relembrar quantas vezes lá no Preciso Falar apareceram mocinhas relatando seus casos com homens casados mas que só estavam com suas esposas por causa de filhos ou questão financeira mas o casamento já acabou apesar de morarem juntos e ele vai em pouco tempo sair de casa para ficar com ela.

Acredito que essa é a pior situação: ficar se culpando, e realmente, como isso acontece, aquela coisa do "como pude ser tão burra!"
Aline Floripa

Mensagem por Liu em Qui 23 Out - 17:48

Assisti esse filme por esses dias, gostei.
Liu

Mensagem por Aline Floripa em Qui 23 Out - 18:35

Liu escreveu:Assisti esse filme por esses dias, gostei.

Bom né? Adorei a atuação do Matheus Solano, bem convincente!
Aline Floripa

Mensagem por Kvet em Sex 24 Out - 20:04

coisa foi ficando firme e quando viram já estavam namorando, viajando juntos, indo a festas e baladas, ela dormindo frequentemente na casa dele. O cara tem dois restaurantes (em sociedade com o irmão) bem conhecidos, assim, um fim de semana ele trabalhava no outro tinha folga, e neses, eles iam pra balada, cinema, viajavam, enfim, curtiam muito. Eu mesma, quando estava namorando sai com eles, e foi muito agradável, noite de casais cheios de expectativas e planos. Minha amiga frequentava o restaurante dele, conversava com o irmão, cunhada e conhecia a maioria dos amigos, iam a shopings juntos, enfim, vida normal e namorados.

Não entendi nada...
Quer dizer que ela dormia na casa que ele divide com a esposa??? affraid
Não era só ele o canalha doente, era o irmão, cunhada, amigos???? TODOS entraram na farsa??? affraid

Gente, mas que isso???? Question Question Question
Kvet

Mensagem por Fiorella em Sex 24 Out - 22:43

Nossa, esse cara ganhou o Troféu Óleo de Peroba! Cara-de-Pau é pouco, hein? Pelo visto ele tinha seus métodos para enrolar, e se aproveitava do fato da mulher trabalhar muito para dar as puladas de cerca.

Existem métodos para identificar pessoas assim... como foi mencionado, o negócio é prestar atenção nas pequenas atitudes, tentar se informar... mas nunca estamos imunes, o mundo tá cheio de ótimos atores! =\
Fiorella

Mensagem por Si Cal em Sab 25 Out - 8:17

Ahhh mas isso é "patologia" ser tão "cinico" a este ponto e coisa de "sociopata".. ainda acredito que com observação, ouvidos afinados, sabemos sim "ou temos ao menos o indicio" do que outro quer ou é....
Si Cal

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: