Pesquisa mostra que só 20% dos pais gaúchos dividem tarefas com as mães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pesquisa mostra que só 20% dos pais gaúchos dividem tarefas com as mães

Mensagem por Ana em Seg 4 Ago - 12:59

Lembram daquele texto da Ruth (A incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem NÃO quer) que rendeu trocentas respostas dizendo que os homens atuais ajudam mais suas parceiras e blablablá?

óia aí:

Apenas 22% dos pais gaúchos dividem tarefas com as mães. O resultado apareceu na pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo para o Dia dos Pais.

E tem mais: só 20% dos entrevistados levam e buscam filhos na escola. Um pouco mais, 26%, ajudam nas tarefas domésticas, como dar banho, fazer dormir e cozinhar.

Quatro em cada dez pais que responderam à pesquisa tiveram filhos quando tinham entre 20 e 25 anos de idade.

http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2014/08/04/pesquisa-mostra-que-so-20-dos-pais-gauchos-dividem-tarefas-com-as-maes/?topo=52,1,1,,171,e171
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Re: Pesquisa mostra que só 20% dos pais gaúchos dividem tarefas com as mães

Mensagem por Mauro Scherer em Seg 4 Ago - 13:03

Ser pai não é para qualquer um, mesmo.

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br/2006/10/paitio.html

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Mensagem por Miss J em Seg 4 Ago - 13:51

Eu tive a infelicidade de escolher para pai das minhas filhas alguém com esse mesmo perfil.
Miss J

Mensagem por Alice Moura em Seg 4 Ago - 14:02

Acho que os homens que pensam e agem assim devem ser os mesmos que falam "ela engravidou" (como se fazer um filho fosse tarefa de um só ser na espécie humana), "ela está com infecção vaginal e não fica boa" (será que voce não a recontaminou, ogro?), e outras coisas... Bem assim ó:

homem caverna
Alice Moura

Mensagem por Tupiniquim em Ter 5 Ago - 8:08

De acordo.
Só acrescento que é hora de educar:

- meninas que futuramente escolham homens participativos;

- meninos que desde o presente sejam participativos.
Tupiniquim

Mensagem por Si Cal em Ter 5 Ago - 10:45

Tive a felicidade de conviver com homens que não seguem este perfil (o pai da pequena meu ex marido) sempre foi e ainda é bastante participativo...

E concordo que educando "meninas e meninos" é que chegaremos (um dia) lá!
Si Cal

Mensagem por Ana em Ter 5 Ago - 15:01

Carta de uma menina de 7 anos enviada à Lego chamada Charlotte Benjamin. Ela se queixava de que “há muitos meninos Lego e poucas meninas Lego”, argumentando, além disso, que essas bonecas “só se dedicam a ficar em casa e ir à praia, não têm trabalhos, enquanto os meninos vivem aventuras, trabalham, salvam gente... Inclusive nadam com tubarões”

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/08/04/cultura/1407170038_255264.html

Se uma criança de 7 anos consegue perceber em um brinquedo que rotulam meninas como caseiras e um pouco fúteis, é tolice imaginar que os meninos grandões que andam por aí não entendam isto Smile
entendem, mas acredito que apreciam o fato de tornarem suas parceiras em uma mamãe substituta com quem possa transar...  Suspect 
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Tupiniquim em Ter 5 Ago - 15:35

Ana, acho que, como de hábito, me expressei mal. O que eu quis dizer é que, da maneira como vejo, com a educação adequada até uma criança de 7 anos consegue perceber a coisa e agir em conformidade com ela.
Sem educação adequada, mesmo que perceba o absurdo, um marmanjo fica inerte.
Tupiniquim

Mensagem por Ana em Ter 5 Ago - 15:49

Sem educação adequada, mesmo que perceba o absurdo, um marmanjo fica inerte.

alguns até recebem educação adequada, mas preferem o que é mais cômodo para eles...
e não é privilegio (sic) masculino , algumas mulheres também são assim... se puderem deixar que o homem resolva todos os pepinos e abacaxis chatos, elas largam de mão...
por exemplo: quantas mulheres voces conhecem que não sabia nada da situação economica do casal? nada!
é como se o parceiro virasse o pai "o provedor"... muitas só percebem a encrenca quando já é muito tarde e já gastaram horrores nos cartões de crédito...
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Si Cal em Ter 5 Ago - 16:57

Uma conversa entabulada este fim de semana em uma roda de "primas, tias e mães" todas elas da minha "perfeita e linda familia MATRIARCAL" ...

- Ahhh se eu pudesse eu queria ficar em casa sim enquanto o meu marido trabalha.

- Eu respondi, eu trabalharia mesmo que meu MARIDO FOSSE MILIONARIO...

Olharam como se eu FOSSE ET!!! e Disseram diz isso pq nao tens marido RICO!!!! Se tivesse iria zuretar no shopping o dia inteiro (e nao que seja ruim...) mas PQ MULHER ZURETA e HOMEM FICA RICO??

Não posso FICAR RICA E ZURETAR E GOSTAR DE TRABALHAR?????
Si Cal

Mensagem por Ro Samy em Ter 5 Ago - 22:23

Não posso me queixar...meu primeiro marido era bem consciente e me ajudava muito.
Meu atual , apesar de ser mimado pela mãe, muito cedo caiu em si da responsabilidade que gera uma casa e me ajuda parelho; mas em relação aos filho ele sempre foi exemplar. Cuida muito bem das crianças... até pouco tempo atrás eu trabalhava aos finais de semana e sempre foi ele quem cuidou do trio nesses dias. Cuida educa, brinca, orienta, leva na escola, ao médico....

Sei que a maioria não é assim, mas acho que as mulheres precisam ter voz mais firme e não aceitar sobrecarga. Tem que abrir a boca! Não dá pra aceitar mais escravidão!

Educo meus filhos ensinando desde cedo que eles fazem parte de uma família e que todos tem que colaborar. Aqui seja menino ou menina, todos lavam louça, dobram roupas, tiram o lixo...n
Ro Samy

Mensagem por Fiorella em Qua 6 Ago - 13:44

Tenho alguns casais de amigos que participam parelho na criação do filho, bem como nas atividades domésticas. Um exemplo são os pais do meu afilhado. Aproveitando o gancho da Ana, sobre educação, acho legal que eles inclusive estimulam no menino brincadeiras relacionadas a atividades domésticas... ele direto adora fazer de conta que está cozinhando pra gente, e até tem uma vassourinha com a qual brinca bastante, hehehe.

E acho que isso é importante mesmo, pois faz ver que segregar certas tarefas não tá com nada. Assim como seria legal se estimulassem meninas também a brincarem com ferramentas, aviõezinhos, bolas de futebol...

No caso da criação dos filhos, essa falta de participação me deixa ainda mais indignada... quando a criança nasce, alguns acham que já fizeram sua parte! E em grande parte é porque foram criados assim. Eu quero ter filhos, e penso muuuito nesse critério na escolha de um possível futuro parceiro...
Fiorella

Mensagem por jonass em Qua 6 Ago - 13:48

Eu já ando me acostumando agora, com a esposa grávida...ela precisa evitar certas coisas em casa.

Algumas eu faço como a minha cara, mas a intenção é boa. rss
jonass

Mensagem por Ana em Qua 6 Ago - 15:09

tem um frase que não concordo muito, mas o resto é interessante:
======================================
Texto Andrea Ramal + Presença afetiva, cuidadosa, firme e acessível do pai é fundamental ao filho

Se no Dia dos Pais cada pai pudesse escolher o melhor dos presentes, com certeza a maioria das respostas seria: "Quero que meu filho seja uma pessoa realizada e tenha uma vida feliz". Mas talvez nem todos percebam que isso depende bastante deles, dos próprios pais, pela forma como participam da educação dos seus filhos e até mesmo como acompanham a sua vida escolar.

Muitos ainda pensam que a educação das crianças e adolescentes corresponde mais à figura materna. Por isso, consideram que ir às reuniões do colégio, ver os deveres de casa e conversar com os filhos sobre dúvidas das matérias escolares são tarefas femininas. Hoje sabemos que não é bem assim. Além da mãe, é importante que o pai também se envolva no acompanhamento escolar.

Várias pesquisas demostram isso. Um estudo do Departamento de Educação dos EUA (leia o original, em inglês) que associa a participação do pai na escola com a maior probabilidade de um aluno obter notas altas e com menores chances de ele abandonar os estudos. Isso é válido tanto para pais biológicos como para padrastos e para estudantes criados apenas pelo pai.

De fato, em geral, se além da mãe o pai também acompanha a vida escolar, a criança e o jovem se sentem mais autoconfiantes e seguros. Isso se reflete em maior interesse pelo estudo e maior disposição para aprender.

Alguns pais se perguntam: há diferença no papel de pai ao educar meninos e meninas? Certamente é preciso levar em conta os novos papeis sociais de homens e mulheres. O próprio papel do pai mudou. Na família tradicional, ele era a autoridade da casa (muitas vezes exercida de forma autoritária), tanto no âmbito econômico como pela influência moral na educação das crianças. Hoje o pai divide a autoridade com a mãe e não é o único detentor da verdade. Isso é positivo porque as crianças poderão aprender novos modelos de família, mais marcados pelo diálogo e companheirismo. Agora se fala inclusive nas funções paterna e materna, não associadas necessariamente ao papel do pai ou da mãe, ou mesmo a configurações familiares tradicionais. A função materna estaria mais ligada ao cuidado e à acolhida, e a função paterna, mais relacionada ao estabelecimento de regras e limites. Tanto o pai como a mãe exercem, alternadamente, ambas as funções.

Ora, esses novos modelos precisam se refletir na educação de meninos e meninas. Em outras épocas as meninas eram educadas para assumir o âmbito privado – a casa, a criação dos filhos -, enquanto ao homem cabia o papel de provedor, trabalhando no âmbito público. Hoje, é necessário formar nas meninas uma atitude mais empreendedora. Ao mesmo tempo, é preciso avançar na criação dos meninos, ainda bastante marcada por visões machistas. Por exemplo, enquanto as meninas são estimuladas a brincar de casinha, muitos meninos ganham como presentes luvas de boxe ou armas, para brincar de luta. Isso pode colaborar para perpetuar a ideia de que o homem precisa mostrar força e exercer dominação.

A educação de hoje inclui garantir que meninos e meninas tenham os mesmos direitos e deveres, estimulando por exemplo que os meninos ajudem nas tarefas domésticas. Isso equivale a prepará-los para um mundo em que homens e mulheres compartilham desde o cuidado das crianças até a liderança de empresas e a participação na vida política. Essa educação pode formar jovens mais comprometidos com a igualdade entre os gêneros. Cabe ao pai reforçar essas novas visões e colocá-las em prática na convivência familiar.

Mas o que sem dúvida é comum a todos, sejam os filhos meninos ou meninas, é a importância do envolvimento dos pais no dia a dia da educação. Nesse sentido, muitas vezes como professora tive vontade de chamar o pai dos alunos para fazer alguns pedidos bem simples.

Diria: Pai, converse com seu filho sobre as aulas, pergunte com interesse sobre o que ele aprendeu, veja seu dever de casa, participe das reuniões e eventos da escola. Faça dos momentos de estudo ocasiões de alegria, bem estar, companheirismo. Essas são formas de dizer a seu filho que você se importa com ele, que ele é tão valioso que você dedica a ele o seu tempo. Estudar com seu filho, tirar uma dúvida, ler o mesmo livro que ele ou pesquisar algo juntos são maneiras de dizer que você o ama. Isso vale tanto para pessoas que moram com os filhos quanto para pais separados. Não é pela quantidade de horas que se mede a qualidade da participação.

Enfim, neste Dia dos Pais, e por todos os dias, lembre que filho é seu maior presente. Por isso, cuide bem dele. A sua presença de pai: afetiva, cuidadosa, firme e, ao mesmo tempo, sempre disposta ao diálogo, pode ser decisiva para tornar seu filho um jovem mais equilibrado, preparado para lidar com as próprias emoções e capaz de se sair bem, tanto na escola como na vida.

http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/presenca-afetiva-cuidadosa-firme-e-acessivel-do-pai-e-fundamental-ao-filho.html

Última edição por Ana em Qua 6 Ago - 15:12, editado 1 vez(es)
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Ana em Qua 6 Ago - 15:11

. Agora se fala inclusive nas funções paterna e materna, não associadas necessariamente ao papel do pai ou da mãe, ou mesmo a configurações familiares tradicionais. A função materna estaria mais ligada ao cuidado e à acolhida, e a função paterna, mais relacionada ao estabelecimento de regras e limites. Tanto o pai como a mãe exercem, alternadamente, ambas as funções.

dão uma nova roupagem mas no fundo querem dizer a mesma coisa....
por que este rotulo de materna e paterna?
 aff 
então a função materna não pode estabelecer regras e limites e vice-versa?
 aff   aff   aff 
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Alice Moura em Qua 6 Ago - 15:19

Um tanto freudiano, eu diria...  study 

Alice Moura

Mensagem por Iani em Qua 6 Ago - 16:39

Felizmente, eu e meu marido sempre compartilhamos tantos as tarefas domésticas, quanto o cuidado com os filhos.

Claro que cada um focou naquilo que tinha mais facilidade: certamente eu contribuí mais do que meu marido na formação humanística dos nossos filhos. Em contrapartida, ele contribuiu mais para a formação  lógica-matemática, estimulou que se envolvessem em atividades esportivas, levava, independente do sexo, ao estádio de futebol...

Na cozinha, em função de habilidades diferentes, ele prepara todos os ingredientes necessários (descasca, corta, rala, etc.) e eu cozinho. Ao término, geralmente ele lava a louça, ou ela fica esperando uma boa alma para ser lavada.

Enfim, acho que conseguimos equacionar bem as tarefas. Contudo, no início, ele não se dava conta das coisas por fazer.... Aí entrava meu jeitinho de pedir: "amor, me ajuda com isso....", " me dá uma forcinha?", acabamos sincronizando bem.

Em relação a reuniões escolares funcionava assim: quando um esgotava sua paciência com tanta chatice, passava o encargo para o outro e assim, sucessivamente. Como ele tem mais paciência do que eu, nos últimos anos, isso ficou sob sua responsabilidade.
Iani

Mensagem por Ana em Qui 7 Ago - 13:07

Aí entrava meu jeitinho de pedir: "amor, me ajuda com isso....", " me dá uma forcinha?"

jejeje voces conseguiram um bom esquema...
já ouvi mulheres dizerem que para conseguir ajuda dos parceiros elas o chantageiam sexualmente  affraid affraid 
nunca consegui entender esta apelação sexual... usar sexo como moeda de troca não rola comigo.... #noway
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Tupiniquim em Sab 9 Ago - 14:06

Ana escreveu:. Agora se fala inclusive nas funções paterna e materna, não associadas necessariamente ao papel do pai ou da mãe, ou mesmo a configurações familiares tradicionais. A função materna estaria mais ligada ao cuidado e à acolhida, e a função paterna, mais relacionada ao estabelecimento de regras e limites. Tanto o pai como a mãe exercem, alternadamente, ambas as funções.

dão uma nova roupagem mas no fundo querem dizer a mesma coisa....
por que este rotulo de materna e paterna?
 aff 
então a função materna não pode estabelecer regras e limites e vice-versa?
 aff   aff   aff 

Ana, acho que a pegada aí foi psicanalítica.
Em Psicanálise, não há uma coincidência da chamada função paterna, com a paternidade biológica. E vice-versa.
Da mesma forma que, na política britânica, católicos e protestantes são designações de posicionamento de interesses, não necessariamente de adesão religiosa.
Acho que foi isso.
Tupiniquim

Mensagem por Ana em Dom 10 Ago - 12:00

é pode ter sido isto Tupi.... de cara eu interpretei como um eufemismo , tão comum para mascarar práticas antigas....
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: