O humor tem limites?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O humor tem limites?

Mensagem por Fiorella em Qua 23 Jul - 23:13

Lanço essa pergunta depois de ter compartilhado no face uma reportagem que causou opiniões bem diversas:

"Torcedora que virou meme na internet lamenta críticas de brasileiros: ‘Estragou a Copa

A alemã Ulrike Neumann se apaixonou pela Copa do Mundo em 2006, quando aconteceu em seu país natal. Gostou tanto que, em 2010, ela foi à África do Sul acompanhar os jogos de perto. Mas, apaixonada pelo Brasil, ela acreditava que 2014 viveria a Copa das Copas, a melhor da história. E tudo correu muito bem, até ela ter o azar de ser filmada pela transmissão oficial da Fifa no jogo entre Alemanha e Argentina, na final, no último domingo.
A comissária de bordo virou um meme na internet devido à sua aparência em dois momentos diferentes. “Ahh, que linda”, diz a legenda estampada em uma foto de Ulrike com o rosto coberto por uma das mãos. “Não, ‘pera’”, diz a outra, em que ela estava em movimento, irreconhecível.

— Ver essa imagem minha passar na televisão foi ruim. Sou mulher, é claro que não gostei muito — contou a alemã, que se comunica perfeitamente em português. — Mas na televisão passa rápido. O pior foi que pegaram essa imagem para rir de mim. É uma “foto” em que nem minha mãe me reconheceu por eu estar tão diferente. Eu estava tensa por causa do jogo, que estava 0 a 0. Foi a maldade que achei o pior.
Segundo Ulrike, o meme maldoso recebeu mais de 10 mil comentários — em sua maioria, críticas ácidas. A imagem foi parar até no perfil do jornalista e apresentador Marcelo Tas no Facebook, que apagou a montagem durante a semana, após apelos de conhecidos da alemã.
— Nunca aleguei que sou modelo ou que queria concorrer num concurso de beleza indo aos estádios. Só queria ver meu time jogar e fui um pouco fantasiada. Estragou a Copa, para mim. Eu fiquei chorando durante dois dias. Não fui comemorar o título tão desejado da minha seleção poque já começaram a me reconhecer e fazer piadas ainda no estádio, me mostrando a foto, querendo tirar fotos comigo. Aí em vez de ir pra festa eu fui direto pra casa sozinha.

Para a alemã, o fato de os brasileiros serem excessivamente preocupados com as aparências contribuiu para que uma imagem sua fosse tão compartilhada.
— Brasileiros, em geral, são muito ligados em aparência e beleza. É claro que é bonito ver pessoas de corpo bonito na praia. Mas às vezes é exagerado. Na Alemanha não é assim — opina Ulrike.
Apesar de ter ficado frustrada e aborrecida, ela conseguiu ver o lado positivo da manifestação.
— O que achei notável foi o carinho que recebi de todos os meus amigos e conhecidos ao verem essa foto. Recebi tantas declarações de carinho que fiquei emocionada — conta."

Link original: http://extra.globo.com/esporte/copa-2014/torcedora-que-virou-meme-na-internet-lamenta-criticas-de-brasileiros-estragou-copa-13303077.html#ixzz38LcsfVgf

---------------------------------

Então, vocês acham que ela se desanimou à toa?

Sinceramente, acho que ela tem toda a razão de não gostar. É fácil falar quando é o outro que tem que lidar com centenas de piadinhas e humilhações que surgem depois disso. Pra mim não cola o argumento de "é só uma piadinha". Nessas horas, acho muito válido aquele ditado "Pimenta nos olhos dos outros é refresco".
Fiorella

Re: O humor tem limites?

Mensagem por Kátia.Aquiles em Qui 24 Jul - 0:18

Apesar dos humoristas baterem o pé dizendo que não, humor tem limite sim. E isso ficou provado. Quando aconteceu a tragédia na Boate Kiss, os anônimos que postaram piadas com o acontecimento foram massacrados, e os humoristas famosos só tweetavam sobre o assunto de maneira séria, nenhum ousou a fazer uma piada sequer. Ali ficou provado que humor tem limite.

Mas... é bem difícil definir esse limite. Tem a questão do tempo também. Quando a tragédia esta fresca, todos ficam horrorizados com uma piada. Mas se é coisa antiga, não fere tanto. Existem centenas de piadas e trocadilhos com a Segunda Guerra, nazismo, campo de concentração, etc.

Outra questão é o egocentrismo dos serzinhos da face dessa Terra. Piada sobre você pode, comigo não.
Tem um programo de rádio gaúcho que faz piada com tudo e todos. O Pretinho Básico. Programa de humor, feito por homens de classe média. Piadas que estamos cansados de conhecer e nem sempre politicamente corretas. Pois bem. Uma vez eles leram o email de um ouvinte que estava reclamando que tinha ficado muito chateado com o programa porque tinham, feito uma piada com a doença do filho dele.
Achei esse cara de uma cara de pau sem tamanho. Se ele é ouvinte do programa, ele já escutou muitas piadas politicamente incorretas. De índio, gay, loira, mulher em geral, japonês, etc. E deve ter gostado, afinal ele se declarou ouvinte do programa. Mas ao tocar no ponto fraco dele a coisa mudou de figura. Ahh, com os outros pode.

E não defendo que a pessoa vá gostar de uma piada sobre ela. Mas se ela ri das piadas igualmente ofensivas sobre os outros, ela deveria ter o mínimo de bom senso e simplesmente ficar quieta. (Falo do ouvinte e de qualquer pessoa que faça/goste dessas piadas, não da moça alemã em questão).

Em relação à torcedora, super entendo a chateação. Se fosse comigo eu ficaria arrasada.
Kátia.Aquiles

Mensagem por Ana em Qui 24 Jul - 1:04

agora estou com sono, amanhã eu volto ...
http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/07/familia-entra-com-acao-contra-oscar-filho-apos-postagem-de-foto-da-filha.html
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Mauro Scherer em Qui 24 Jul - 8:40

Humor do passado, em tempos de repressão, precisava ser muito mais inteligente, irônico, implícito, exigia pensar para entender, e não constrangia ninguém que era vítima das brincadeiras. Hoje, o engraçado é o escárnio, contranger e humilhar o outro. Não vejo nenhum programa de humor da atualidade, sou muito antiquado, não consigo ver graça na humilhação de alguém.

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Mensagem por jonass em Qui 24 Jul - 9:06

Infelizmente, com a era da internet, nós tb vivemos no paraíso dos medíocres.

Hj, qualquer idiota, atrás de um monitor, pode rir de vc. Independente do quão idiota ELE seja!

Vc pode ser alguém q faz trabalho voluntário, q ajuda pessoas, q venceu um câncer, q superou vários perrengues da vida. Mas no dia em q vc tropeçar e alguém filmar, vai existir do outro lado do mundo um pirralho medíocre, q não faz nada da própria vida, rindo da sua cara e te chamando de "tosco".
jonass

Mensagem por Alice Moura em Qui 24 Jul - 9:10

Limite não tem, a rigor, pode-se rir de qualquer coisa: tragédias, doenças, desgraças alheias, videos cassetadas do Fausto Silva... O negócio é escolher o tipo de humor. Socorro aos nossos humoristas, que empobreceram na arte de fazer rir. Se não forem as misérias humanas (e alheias), além do palavrão, o que será dessa gente?
Esse senhor zoa a nossa capital, os brasileiros, etc. mas a plateia não se aborrece:

http://www.youtube.com/watch?v=YYubkboEtVM&hd=1

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Alice Moura

Mensagem por jonass em Qui 24 Jul - 9:22

Pra completar:

Eu não acho mexer com uma classe, algo tão ofensivo.

Qnd falam dos gaúchos, não ligo, sinceramente. Se quiserem falar dos gremistas, surfistas, etc, tb. Se sei q não sou como falam na piadinha, apenas assumo q não é comigo.

É feio ofender, mas às vezes tb é falta doq fazer ficar ofendidinho além da conta.

Agora, algo pessoal como a foto da moça...isso sim. Qnt a isso, a pessoa tem o direito de se incomodar. Sobretudo se não for uma pessoa pública.
jonass

Mensagem por Fiorella em Qui 24 Jul - 12:04

Ana, na mesma postagem linkaram essa reportagem... achei um absurdo, o Oscar Filho, como pessoa pública, deveria ter cuidado redobrado com isso. Se for processado, vai ser justo.

Lembro-me de ter lido um ensaio na faculdade que falava sobre o cômico, sobre o riso. E o autor ressaltava que um dos principais objetivos do humor seria ridicularizar vícios, defeitos humanos. É por isso que vemos tantas piadas sobre "defeitos" de determinados grupos: português burro, loura burra, carioca malandro, judeu pão-duro... não me incomodo com piadas de gaúchos também, embora elas já estejam tão previsíveis que acho que já seria hora de virar o disco.

Mas acho que, mesmo assim, há um limite nisso... como a Alice disse, pode-se fazer piada de qualquer coisa mesmo, mas a diferença está de como a fazemos. Em vez de rebaixar ou escarnecer a pessoa, faz-se piada da opressão que ela sofre. Nesse sentido, costumo achar ótimas, por exemplo, piadas sobre cegos. Geralmente é sempre alguém tentado ferrar com ele para se aproveitar de sua condição. Como se tem dito, rir do opressor ou da opressão em si, e não do oprimido.

Sou como o Mauro... sou bem antiquada com esse lance de piadas. Já fui mais  light, mas ultimamente ando bem exigente. Ou chata mesmo, como alguns me chamam.

Agora, algo pessoal como a foto da moça...isso sim. Qnt a isso, a pessoa tem o direito de se incomodar. Sobretudo se não for uma pessoa pública. escreveu:

Pois é, mas mesmo com pessoas públicas acho que tem que ter cuidado. Uma coisa é imitar o Silvio Santos, ou tirar sarro de algum político corrupto. Outra é falar bobagem a qualquer custo. Pessoas públicas, antes de tudo, são seres humanos comuns e têm sentimentos. Por exemplos, achei o fim aquela "piada" (pra não dizer nojeira) que o Rafinha Bastos fez sobre a Wanessa Camargo. Pra quem não lembra, ele disse, em pleno CQC, que "comeria ela e o bebê" (pois ela estava grávida). Pior que ele foi arrogante e nem quis se desculpar. Nojoooooooo!
Fiorella

Mensagem por Ana em Qui 24 Jul - 12:13

os debilóides que debocham publicamente da aparência física dos outros, sejam porque são gordinhos ou não são modelo/manequim... ou tem seios flácidos após amamentar... para estes este video não os tocará... mas a palestra da "mulher mais feia do mundo" Lizzie Velazques,  é tocante:

reparem no bom humor...  

https://www.youtube.com/watch?v=fNmce4c-_CQ

Ela conta , além do inicio dificil na escola, que um rapaz fez um video no youtube chamando-a de a Mulher mais feia do mundo, teve mais de 4 milhões de acessos, e que as pessoas diziam para ela colocar uma arma na cabeça e se matar... ou que ela deveria ser queimada viva...  Mad 

Lizzie: "O que define voce? Quem é voce?"  scratch 
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Fiorella em Qui 24 Jul - 12:33

Bah, muito bom esse vídeo! Já tinha visto uma reportagem sobre essa mulher, e acho muito inspiradora a forma que ela leva a vida. E o humor dela é muito melhor do que o de outros considerados profissionais na área. Smile

Tem um documentário que acho muito bom e aborda exatamente esse assunto dos limites do humor. Tem uns 50 minutos, Se tiverem um tempinho, vale a pena!

Fiorella

Mensagem por Ana em Qui 24 Jul - 12:37

assistirei em casa Fiorella Smile
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Alice Moura em Qui 24 Jul - 12:42

Importantíssima a postura da família: deram-lhe apoio e incentivo desde pequena.
Com certeza, isso fez toda a diferença.
Ensinaram-lha a buscar o melhor de si e a desenvolver-se cada vez mais.
A família que rebaixa moralmente uma criança, ou a compara a um irmão, só por causa de um deslize ou outro...
Eu que deixo de ir à praia por causa de uns quilinhos a mais...
Ou me sinto péssima porque tive um dia ruim no trabalho, como se aquele dia fosse o único e o último...
É um vídeo que nos abre várias portas de reflexão.
(Refiro-me ao vídeo da palestrante motivacional).
Alice Moura

Mensagem por jonass em Qui 24 Jul - 13:19

Fiorella, sem dúvida.

Qnd falei da pessoa q não é pública, quero dizer q esta nem ao menos "deu a cara a tapa", ou seja, ela não foi ao estádio pra se tornar famosa e saiu de lá o sendo e da pior forma.

Mas claro q não justifica em nenhum dos casos, apenas faz ser pior ainda.
jonass

Mensagem por Si Cal em Qui 24 Jul - 14:51

Tenho uma opinião bem peculiar sobre o que é "humor"... Limite é algo que se contextualiza dentro de um unico parametro (para minha pessoa) RESPEITO.
Si Cal

Mensagem por Alice Moura em Sex 25 Jul - 12:11

Respondendo a Fiorella:
Assisti o vídeo postado por voce, e as colocações do deputado Jean Wyllys me pareceram bem coerentes.
No mais, acho que a liberdade de expressão no humor deve ser mantida. Mas quem disse que a pessoa que se expressa com total liberdade não tem que arcar com as consequências disso? A gente paga por tudo! Por que a liberdade de expressão não teria também um preço? Preço de sofrer um processo, de ser julgado, de ser execrado nas redes sociais, e etc.
Acho justo também que quem se sinta ofendido com o que foi dito por alguém mostre sua indignação, ou vá buscar os seus direitos judicialmente, se for o caso.
Não confundir isso com censura, pois na era da censura, NEM se expressar era permitido...
Alice Moura

Mensagem por Fiorella em Sex 25 Jul - 14:13

Sim, Alice. Censura não adianta nada mesmo.

Aqueles que se sentem ofendidos podem até processar, buscar indenização, fazer campanha pra boicotar esses humoristas... mas censurar não acho que convém.

Eu devo confessar que já fui fã do CQC, e assisti o stand-up de vários do humoristas que se revelaram lá. Marco Luque é excelente, e sabe ser engraçado sem baixar o nível. Tem um humor mais clássico, faz imitações, inventa personagens... esse sim é um bom humorista.

O Danilo Gentili é bom também, mas quando não faz essas piadas escrotas. Me lembro de ter gostado na época que fui vê-lo no teatro (uns 4 anos atrás). Ele baixou o nível desnecessariamente. Rafinha Bastos já nunca foi lá essas coisas.

Mas o que achei absurdo é eles afirmarem que o objetivo deles é fazer rir, nada mais. Pra mim é a mesma coisa que um programa de TV apelar pra baixaria pra conseguir audiência. Isso é fácil, mas não concordo que seja feito a qualquer custo.
Fiorella

Mensagem por jonass em Sex 25 Jul - 14:19

Eu gosto mto do humor do Porta dos Fundos.

Eles fazem críticas, riem de uma classe ou alguém específico, mas sempre através de algo implícito, de forma inteligente. Quase nunca é a piada fácil.
jonass

Mensagem por Fiorella em Sex 25 Jul - 14:53

Ah, Porta do Fundos eu gosto também. Dos vídeos que assisti, ao menos por enquanto, não achei nenhum ofensivo. Smile

Também curto o Marcelo Adnet!
Fiorella

Mensagem por jonass em Sex 25 Jul - 14:58

O Marcelo Adnet é um BAITA artista, imitador, improvisador.

Pena q é mal aproveitado na Globo.
jonass

Mensagem por Ana em Seg 28 Jul - 17:27

hoje postaram este video do programa Sensacionalista no face... e aí logo fiz o parametro com os outros programas humorísticos que preferem o escracho, o preconceito , o bullying... tudo fórmula velha , sem novidades... porém como perguntam no video postado pela Fiorella:

"será que é um humor imbecil porque dá mais audiência, ou dá mais audiência porque é um humor imbecil?"

quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?  scratch  scratch 

http://globotv.globo.com/multishow/sensacionalista/v/ep10-mae-de-familia-comete-crime-para-ir-presa-e-ter-tempo-sozinha/2031989/
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Alice Moura em Ter 29 Jul - 6:32

Tá vendo???
Quem disse que liberdade é sinônimo de felicidade?
Significativo também é o fato do marido não aguentar a dupla jornada. rs.
Alice Moura

Mensagem por Fiorella em Ter 29 Jul - 13:40

Hahahahahaha, esse aí eu achei engraçado!

Bom, ainda não sou mãe, mas sei bem que jornada de professora não é nada fácil. Já seria motivo pra fazer isso, kkkkkk.
Fiorella

Mensagem por Liu em Ter 12 Ago - 23:03

Se o "humor" humilha o indivíduo de forma direta e pessoal como alguns "humoristas" brasileiros aprenderam a fazer tem algo de errado.
Liu

Mensagem por Alice Moura em Sab 17 Jan - 10:27

Ressuscitando o tópico da Fiorella:
Depois que vimos "Je suis Charlie".... E agora? Quais são as reações fundadas e infundadas a um gracejo, deboche, ou piadinha?
Será que os limites do humor também esbarram nos temas em que satirizam?
E o Papa, que disse que se "mexerem com a mãe dele podem esperar um soco"?
E Jesus, que mandou dar a outra face???
Minha cabeça está rodando igual pião...
Alice Moura

Mensagem por Ana em Sab 17 Jan - 11:59

eu continuo achando que o humor tem limites para o meu gosto pessoal.... mas gosto é gosto e o meu não é o da maioria das pessoas, caso contrário este humor escrachado não faria tanto sucesso...

outro dia li uma entrevista do Didi dos Trapalhões dizendo que antigamente os negros, gays e mulheres não se incomodavam com as piadas e sátiras...
não se incomodavam mesmo? ou não tinham voz para protestar ? (afinal antes era da internet as notícias/entretenimento eram enfiadas goela abaixo das pessoas sem opção de escolhas)
ou ainda não tinham consciência dos seus direitos?

acho que muitas destas piadas muito engraçadas #sqn deveriam sim ter limites... mas isto é utopia, os "inteligentes" sempre arrumarão um jeito de debochar...
acho que tudo ter limites, sou contra o radicalismo que gera o fanatismo e vice versa....
o soco do Papa nunca chegará ao mesmo nível absurdo de matar outras pessoas...
não sou adepta ao Je suis Charlie, estou mais para o lado do Je suis Ahmed, o policial muçulmano que morreu ao defensor o direito dos babaquinhas terem liberdade de expressão...
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: