Como lidar com a tristeza

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Aline Floripa em Ter 19 Ago - 15:13

.
avatar
Aline Floripa

Mensagens : 247
Data de inscrição : 12/07/2014
Localização : Florianópolis

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Ana em Qua 20 Ago - 12:47

caca escreveu:Mas, esta sendo muito dificil lidar com essa tristeza sem motivo, sem licença, para estar em minha vida, que parecia estar indo tao bem. Esse choro sem motivo que acaba com tudo o que estava vivendo de bom e feliz. Quero nao sentir mais isso.

caca
que tal abrir um tópico e contar o que está acontecendo? teve algum fato especifico que gerou esta depressão?
talvez possamos aconselhar ou uma palavra amiga sempre faz bem  welcome 
avatar
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagens : 512
Data de inscrição : 09/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Ana em Qua 20 Ago - 12:50


matéria ZH : um alerta para pais, mães e cuidadores


Depressão é um mal que atinge crianças e deixa reflexos na vida adulta
19 de agosto de 2014

Nem sempre criança é sinônimo de energia, alegria e felicidade. Elas também são fisgadas pela depressão, doença que atinge 15% da população adulta do Brasil. Entre os menores, o índice varia de 1% a 2%, e entre os adolescentes sobe para 5%, em casos que podem até acabar em morte. O problema tem preocupado a comunidade médica.
Os sintomas são envoltos em sutilezas, já que os pequenos não têm a mesma capacidade de expressão dos adultos. Segundo o psiquiatra Ricardo Nogueira, são crianças querendo que alguém as ouça.
Nogueira e Gibsi Rocha, especialista em infância e adolescência, notam que as queixas de depressão na infância estão mais frequentes e que os motivos estão, geralmente, relacionados a uma pressão pelo melhor desempenho das crianças, famílias desestruturadas, exposição à violência e ao sexo na televisão e um encurtamento da infância.
Tudo isso as deixa mais ansiosas e mais vulneráveis à depressão, pois elas não têm estrutura para lidar com coisas para as quais ainda não estão prontas para entender – aponta Gibsi.
Miguel Angelo Boarati, psiquiatra da infância e adolescência, lembra que os critérios de diagnóstico são os mesmos utilizados em adultos, mas a apresentação varia conforme a fase do desenvolvimento no qual a criança está. Médicos recomendam que os pais fiquem atentos a mudanças bruscas na forma como os filhos se relacionam com amigos e familiares, se adotam um discurso diferente do habitual ou se começam a ir mal na escola de uma hora para a outra.

Sintomas
Qualquer idade

Isolamento, tristeza, choro excessivo, problemas com o sono, dores de cabeça insistentes, obesidade ou falta de apetite podem ocorrer em todas as faixas etárias em casos de depressão.
Atenção a mudanças bruscas de comportamento.
O paciente tem de apresentar os sintomas por, pelo menos, duas semanas seguidas.
De 0 a 6 anos

Não há consenso de que a depressão possa atingir também os bebês, mas alguns estudos falam em sintomas como rosto sem expressão, falta de apetite, dificuldade para adquirir peso, insônia, rejeição ao contato humano, choro insistente ou falta de choro, diminuição de movimentos e atraso no desenvolvimento da linguagem.
Nos maiores, falta de amigos e coordenação motora atrasada.
De 7 a 13 anos

Esta é a fase em que já conseguem se expressar. O depressivo perde o interesse por atividades que gostava de desenvolver, como esportes ou brincadeiras, se diz triste e infeliz.
Pode desenvolver doenças associadas, como úlcera e gastrite, e reclamar de muitas dores (barriga, cabeça e enjoo).
Choro com facilidade, baixa autoestima, irritabilidade e cansaço.
Baixo rendimento escolar.
De 14 a 18 anos

Alteração do humor, ansiedade, agressividade, autoestima baixa, relacionamento social distante.
Forte sentimento de culpa, falta de apetite e dificuldade de concentração.
Medo, insegurança, sentimento de fracasso, achar que a vida não tem sentido.
Uso de drogas ou álcool.


http://wp.clicrbs.com.br/alongue-se/2014/08/19/depressao-e-um-mal-que-atinge-criancas-e-deixa-reflexos-na-vida-adulta/?topo=84,2,18,,,77
avatar
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagens : 512
Data de inscrição : 09/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Ana em Qui 4 Set - 15:50

Matéria Elpais



A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. É o que se pode concluir do primeiro relatório sobre o assunto elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que calcula que 804.000 pessoas se suicidaram em 2012. Dessas, 75% vinham de países considerados de média ou baixa renda.

No Brasil, em 2012, se suicidaram 11.821 – 9.198 homens e 2.623 mulheres, segundo o estudo apresentado na quarta-feira. O relatório revela que, além disso, o número de indivíduos que tentam se suicidar e não conseguem é muito maior. “A tentativa de suicídio é o primeiro fator de risco para que alguém volte a tentar acabar com sua vida uma segunda vez e consiga”, comentam os pesquisadores da OMS.

Os dados da entidade indicam que o maior índice de suicídios ocorre entre pessoas com mais de 70 anos de idade, mas, globalmente, essa é a segunda principal causa de morte entre a população de 15 a 29 anos. Por causa dessa situação, a OMS considera que o suicídio é “um grande problema de saúde pública”, apesar de não ser tratado como tal.

Apenas 28 países do mundo contam com um plano estratégico para prevenir o suicídio de sua população, e 60 coletam dados dos suicídios consumados. A OMS destaca o estigma e o tabu em torno do suicídio como o principal problema que impede que tanto familiares como governos abordem o tema de maneira aberta e eficiente. De fato, em muitos países o suicídio é um ato ilegal e, por isso, tende a ser evitado oficialmente.

Em relação às causas do suicídio, nos países desenvolvidos a prática está mais relacionada com distúrbios mentais, provocados especialmente pelo abuso do álcool, e com a depressão. Já nas nações de média e baixa rendas, como o Brasil, as principais causas são a pressão e o estresse por problemas socioeconômicos.

Além disso, muitos casos ocorrem entre pessoas que tiveram que superar um conflito bélico, um desastre natural, violência física ou mental, abuso ou isolamento. Os índices de suicídio também são altos entre as pessoas que sofrem discriminação, como os refugiados, os imigrantes, os homossexuais, bissexuais e transexuais, e os presidiários.

Sobre o método empregado, 30% dos suicídios são realizados por envenenamento com pesticidas – em regiões agrícolas em crise; outras maneiras comuns são o enforcamento e o uso de armas de fogo.

FONTE: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/04/sociedad/1409826684_450206.html


No Brasil, em 2012, se suicidaram 11.821
choquei !
avatar
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagens : 512
Data de inscrição : 09/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Liu em Qui 4 Set - 19:17

Que me lembre agora conheci 5 suicidas, mas posso estar esquecendo de alguém. Um deles um cara muiiiiiiiiiiiiiito querido, até hoje isso me entristece.
avatar
Liu

Mensagens : 337
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Ana em Qua 24 Set - 13:28

curti



A figura de um cão preto foi usada pelo escritor inglês Samuel Johnson, em 1780, para descrever sua própria depressão e popularizada primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill, que também enfrentou o problema.
avatar
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagens : 512
Data de inscrição : 09/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por JADE32 em Sex 26 Set - 18:05

Não sei lidar com a tristeza, hoje diante dos problemas que estou passando, comecei a perceber alguns sintomas físicos decorrentes dessa tristeza que não passa: durmo mal, tenho dores no corpo, dor no peito, coração acelerado. Vivo de mal humor, estressada, achando que nada vai dar certo. O que me sustenta são meus filhos porque se eu me entregar de vez eles vão sofrer. Não tenho com quem conversar pra falar EXATAMENTE como eu me sinto e o que está acontecendo na minha vida hoje. Não quero levar problemas pros outros porque acho que o que estou passando é problema meu: eu permiti chegar no ponto que está e eu tenho de resolver sozinha. Agora tenho o site pra desabafar. Já é um consolo. Bjos.
avatar
JADE32

Mensagens : 18
Data de inscrição : 23/09/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Mauro Scherer em Sex 26 Set - 21:17

Seus sintomas são de depressão, Jade, que, diferente da tristeza, é uma doença, enquanto a tristeza é um sentimento que todos nós sentimos em vários momentos da vida, faz parte dela, a depressão, não. Procura ajuda, é muito desagradável ter esses sintomas que limitam a vida e a deixam cinza.

_________________
"Sem a música, a vida seria um erro." (Friedrich Nietzsche).
avatar
Mauro Scherer

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/07/2014
Localização : Porto Alegre - RS

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lidar com a tristeza

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum