Presentes x Gratidão x Interesses

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por Kátia.Aquiles em Qui 27 Nov - 19:11

Eu estava lembrando do nada, de um tópico do por enquanto finado PF, sobre um presente, e resolvi abrir esse tópico porque tem umas questões que me intrigam sobre a arte de presentear.

*Se é presente, tem que usar...
Eu fico implicando com meu namorado que eu vou dar de presente para ele uma camisa rosa ou uma camisa do Grêmio (ele odeia) porque afinal, se é um presente, a pessoa tem que usar o objeto. Isso porque uma vez ele me deu um chaveirinho com uma estampa que remete ao Rio de Janeiro (seu estado natal) e eu nunca usei e ele ficava me cobrando que eu usasse (por implicância mesmo). Nesse caso do chaveirinho é palhaçada nossa. Eu ganhei, não gostei e não usei. Mas se fosse algo mais caro ou mais significativo? E se fosse uma roupa, um sapato, uma bolsa que eu ganhasse e não gostasse, teria que usar por obrigação, para não parecer mal agradecida? No meu caso, infelizmente sim. Eu não consigo dizer: Muito obrigada mas eu não gostei. Eu ia usar. Na verdade eu uso. Nesse caso, a presenteadora é minha mãe. Ela sabe que eu sou chata para roupas, mas vez ou outra compra roupa ou sapato sem eu estar junto e algumas vezes erra o meu gosto. Mas aí eu acabo usando mesmo assim.

*A ingrata desalmada
O tal tópico do PF era sobre uma garota que deu a entender que queria um relógio de presente e um belo dia o namorado chegou com um embrulho suspeito e ela foi lá fuçar o que era. Achou o presente que ele escondeu e era o relógio que ela pediu, mas não era o modelo que ela queria e ela não sabia o que fazer.
O pessoal caiu matando. Ela era uma ingrata, não merecia o presente, não merecia o namorado, merecia ser jogada viva na fogueira.
Uma minoria disse que ela tinha razão, se ela não gostou do presente, tinha que trocar, afinal, quem iria usar o relógio era ela.
E no fim, acho que ela não voltou para contar o final da história, se ficou com o relógio ou trocou o bendito relógio.
Mas aí entra outra questão: Uma roupa, um sapato, não faz mal usar de vez em quando e qualquer pessoa tem vários outros no armário.
No vaso do relógio, ela ia ter que usar por um tempinho o modelo que não gostou, afinal, não ia pegar bem ela comprar um relógio da mesma marca pouco tempo depois de ter ganho um. Com um celular aconteceria o mesmo. Seria uma baita saia justa dizer que não gostou de um presente tão caro, mas o presenteado ia ter que usar o modelo ou marca que não gosta e ainda ficar impedido de comprar por conta própria o que realmente queria, pelo menos por um tempo.

*Quem o presente reflete?
O presente deveria refletir quem ganha e não quem dá. Mas nem sempre é o que acontece.
Muita gente usa a artimanha de presentear para moldar algumas coisas a seu interesse. Um exemplo: Já ouvi da boca de mais de uma mulher, que presenteiam seus namorados com roupas porque odeiam o jeito que eles se vestem, portanto, algum tempo depois, o guarda-roupa deles vai ter o estilo que elas querem que tenha.

*O Esperto
O discurso é que presente é um gesto, uma lembrança. E não importa o que se ganhe, o importante foi o ato de presentear.
Mas tem vezes que seria melhor não ganhar nada. Ouvi essa história e quem contou jura que foi assim que aconteceu.
Um malandro namorava uma garota e não morava com ela. Morava sozinho. E o presente de aniversário da namorada foi um colchão.
Para a cama dele. Na casa dele.
O presente da namorada foi um colchão para a casa dele. Sad
E tem os que terminam o namoro antes do dia dos namorados e reatam um pouquinho depois só para não ter que dar presente...

Vocês já usaram um presente que odiaram só para não magoar o outro? Já ficaram magoados por não terem gostado do seu presente? Já foram sinceros, disseram que não gostaram, ou já trocaram um presente? Já deram alguma coisa para alguém com segundas intenções?






avatar
Kátia.Aquiles

Mensagens : 55
Data de inscrição : 12/07/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por Alice Moura em Sex 28 Nov - 7:20

Lembro da cena do filme "O Diário de Bridget Jones", onde a mãe do advogado super bem-sucedido lhe dava todo ano gravatas pavorosas e com temas infantis. E ele as usava, pelo menos durante a festa de natal, passando até a imagem de um perfeito idiota a quem não o conhecia...
Sim, ser educado acho que não faz mal, mas cobrar o uso constante do presente eu também acho de uma grosseria ímpar.
avatar
Alice Moura

Mensagens : 341
Data de inscrição : 15/07/2014
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por Miss J em Sex 28 Nov - 9:15

Eu já fiz de tudo... já usei mesmo sem gostar, já troquei sem cerimônia, já presenteei namorado com o meu gosto pra ver se ele mudava o estilo, enfim...
Quando presenteio gente íntima digo que fique à vontade para trocar. Melhor assim, né?
avatar
Miss J

Mensagens : 150
Data de inscrição : 11/07/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por jonass em Qui 4 Dez - 9:26

Se não gosto, não uso. E enrolo. rss. Normalmente a pessoa esquece, lembra de vez em qbd tempos depois, mas dai o impacto já passou.

Sobre magoar por causa de presente, nunca. Me importa as pessoas, a intenção, a presença, a atenção no dia-a-dia. Se incomodar por q não ganhou a boneca ou o carrinho q queria, é bem isso: quarta série. Vai aprender a dar valor para oq importa!
avatar
jonass

Mensagens : 248
Data de inscrição : 12/07/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por Liu em Sab 6 Dez - 14:19

Os presentes que ganhei e não gostei, não usei. Normalmente presenteio com algo que penso q a pessoa gostaria. E sobre magoar, acho que nunca fiz, mas já rejeitei presente de quem acho que não tinha porquê aceitar.
avatar
Liu

Mensagens : 337
Data de inscrição : 11/08/2014
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por Alexandre dos Santos Lima em Dom 22 Fev - 14:42

Esperto e aproveitador são coisas diferentes.

Presente não combina com imposição.

Presente é pra agradar alguém de quem gostamos e pra nos sentirmos bem em vê-la feliz. Não combina com tentativa de comprar o outro ou suborná-lo.

Se a ideia é presentear alguém que obviamente admiramos, então se dá coisas que julgamos "coincidentes" com a personalidade do presenteado. Claro, nem sempre é. Então, por respeito e admiração é justo que se permita ao presenteado a "ajustar" o presente à sua vontade ou necessidade. Temos então a possibilidade de aprender sobre os gostos de quem queremos agradar.
Por respeito, o presenteado tem o direito de não usar o que lhe demos, mas é legal ter esse feedback pra um possível acerto na próxima vez.

Alexandre dos Santos Lima

Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/02/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por Aline Floripa em Qua 25 Fev - 14:42

Penso que se a pessoa me presenteia com algo que não gosto é porque não me conhece, então ou troco ou passo a frente.

Sempre fui daquelas que ganham muitos presentes, boa parte das pessoas enxergam o "direito" como favor, e por essas e outras vou acumulando presentinhos. Não como chocolate mas na Páscoa ganho uma imensidão, passo a frente.

Vocês já usaram um presente que odiaram só para não magoar o outro? Não, mas confesso, me senti uma bruxa tenho remorso até hoje.

Já ficaram magoados por não terem gostado do seu presente? Não sou de presentear todos que me fazem esse gesto, então, geralmente costumo acertar quando o faço, até porque são pessoas queridas e conhecidas.

Já foram sinceros, disseram que não gostaram, ou já trocaram um presente? Uma vez disse a um namorado que não gostei do presente, era um óculos, ele me deu com lente verde e eu queria marrom, trocamos e acho que foi de boa. Já passei muitos presentes a frente, claro que não para conhecidos.

Já deram alguma coisa para alguém com segundas intenções? Siiim Tastypuddle
avatar
Aline Floripa

Mensagens : 247
Data de inscrição : 12/07/2014
Localização : Florianópolis

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Presentes x Gratidão x Interesses

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum