A "Elite Branca"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A "Elite Branca"

Mensagem por jonass em Ter 14 Out - 10:22

http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2014/10/14/elite-branca-versus-negros-e-pobres/?topo=13,1,1,,,13

Muito bom!

Este é um dos motivos pelos quais antipatizo com a esquerda. Ela tem mto disso q está no texto: A cruzada contra o inimigo, mesmo q às vezes seja imaginário.

E a culpa, q nunca é deles. É o sistema, a classe opressora, a mídia, o Papa e o Felipão. Nunca o problema é o cidadão.
jonass

Re: A "Elite Branca"

Mensagem por Liu em Ter 14 Out - 10:40

Sou contra radicalismos, pessoas  "xiitas" em suas posições, embora seja muiiiiiito teimosa, mas nada que um bom, convincente e coerente argumento não mude.
Então logicamente pra mim todos esses excessos e generalizações são incoerentes, quando se trata de relações sociais as coisas são muito complexas e somos mais manipulados do que imaginamos.
Sempre penso que nós, inclusive a tal "elite branca" perdemos nosso tempo brigando com "inimigos" que são tão reféns de um sistema  maior e mais elaborado do que conseguimos perceber. Mas, muitas vezes é preciso se defender do imediato, infelizmente.
Liu

Mensagem por Fiorella em Ter 14 Out - 12:22

Concordo com ele quando fala de binarismos. Acredito que pode, sim, haver um meio termo. Mas a concordância para por aí...

Mas vou confessar que achei-o superficial no texto. A questão é que ninguém quer "vilanizar" a tal elite branca. O que se critica é a postura dessa tal elite em relação às minorias. A grosso modo, muitos acham que essas minorias "reclamam demais", ou "querem privilégios demais". Não concordo. Acho que estão justamente lutando pelo mesmo respeito, o mesmo tratamento digno que, na prática, não existe. Um exemplo seria a criação da lei contra a homofobia.

Ninguém o culpa por ser homem, branco e ganhar bem com seu trabalho. Como foi dito em um comentário, o problema são algumas atitudes individualistas da tal elite branca...
Fiorella

Mensagem por jonass em Ter 14 Out - 13:22

Fiorella, a tua opinião é sensata, mas discordo um pouco.

Existe sim, uma boa parte q vilaniza a tal elite.

Qnd vc vê o discurso de uma Luciana Genro, fica claro o preconceito dela para com as pessoas de maior poder aquisitivo. Todos acabam no mesmo balaio, os tais opressores, contra a pobre classe trabalhadora (a qual fazemos parte) e q não tem oportunidade pq "não deixam".

Se fosse como vc diz, seria mais ponderado. Mas infelizmente, grande parte confunde as coisas, na minha opinião.

Mtos realmente lutam por direitos justos e talvez a cúpula esquerdista entenda isso. Mas a população em geral, confunde. E em época de eleição, como é o caso do PT agora, é dada uma nova injeção de ódio na tentativa de transformar a disputa entre ricos x pobres e fazer as pessoas pouco esclarecidas acreditar e nisso.
jonass

Mensagem por Kvet em Ter 14 Out - 13:53

Adorei o texto pq me identifico com ele.( Viu? eu e a Fiorella discordamos em várias questões e somos amigas. Amigas de se encontrar , de ir ao cinema, jantar fora.. até de fazer piquenique aplause Quando há opinião respeitosa e não uma trolagem imbecil há diálogo).
Me identifico pq sou contra a maioria das coisas que as "minorias" pregam. E ser contra uma ação não quer dizer que sou contra o movimento. É isso que os politicamente corretos (que vou repetir pela enésima vez O-D-E-I-O!!) fazem.
EX:
Sou contra celebrar uma união gay em um CTG mas não sou contra que gays se unam. Muito antes pelo contrário.
Sou radicalmente contra o aborto, sem margem para discussão. E isso não quer dizer que pense que a mulher não pode ser dona do seu corpo. Pode, é É!!! Ela pode se drogar, fumar, se matar, se assim preferir. Todas ações que sou contra, mas o corpo é dela e só envolve ela. O aborto envolve uma outra vida, um outro ser. nada me convence que eu tenho direito de matar pq está dentro do meu corpo.
Ter achado que o que fizeram com a menina do Grêmio foi um absurdo descomunal não me faz ser racista ou apoiar quem é. Me faz achar que para cada ação há de se ter o seu parãmetro de julgamento, e o dela foi extrapolado de todas as maneiras possíveis e inimagináveis.
Acho que na primeira vez é de bom tom o cara pagar a conta. Gentileza masculina. Não vou deixar de sair com ele a segunda vez se não o fizer mas, digamos, que não será com a mesma empolgação. E nem por isso me considero machista. Acho que algumas gentilezas como essa não tiram minha independência, mas fazem o cara parecer muito mais encantador.

É disso que eu falo, defender uma ação não é ser contra uma causa ou uma "minoria" como os "da patrulha ideológica" fazem invariavelmente.
Kvet

Mensagem por Aline Floripa em Ter 14 Out - 14:17

Mais um discursinho "barato", ele espera que todos o aplaudam por que é filho de professora (cadê o pai da criatura? No mínimo é funcionário público)...

Esse babaca metido a intelectual deve primeiro buscar saber quem é Marilena Chauí e tentar entender o que ela coloca quando fala que "Odeia a classe média".

Jonas, nada contra seu tópico, ok?
Aline Floripa

Mensagem por Liu em Ter 14 Out - 14:44

Pra muitas pessoas tudo se resume ao preto e branco, visão de cachorro mas coração de gente.
Liu

Mensagem por Fiorella em Ter 14 Out - 14:52

Jonass, acho que o discurso da esquerda é visto de modo distorcido. Não sou eu ou você que oprimimos as minorias. É a sociedade em si, e a nossa condição privilegiada. Não somos nós que "não deixamos" que os outros cresçam, o problema é que, em função do preconceito, muitos não têm as mesmas chances que os brancos de classe média.

Um exemplo: discriminar um negro em uma vaga de emprego. Ou uma mulher, porque ela pode engravidar, e não será "rentável". Por mais que muitos neguem, isso acontece muito, sim. E daí, lutar por direitos iguais em casos como esse seria errado?  Pode haver muitos raivosos e radicais no meio, mas ninguém está fomentando o ódio contra a classe média. Isso quem tem feito mais é a mídia.

Muitos dizem que o "politicamente correto" está tolhendo a liberdade das pessoas, e até acabando com o humor. Não acho que seja por aí. Penso que as ideias estejam fervilhando em um caldeirão, e que isso possa favorecer uma mudança de pensamento.

Viu? eu e a Fiorella discordamos em várias questões e somos amigas. Amigas de se encontrar , de ir ao cinema, jantar fora.. até de fazer piquenique aplause Quando há opinião respeitosa e não uma trolagem imbecil há diálogo). escreveu:

Sim, e eu até comecei a brincar que sou a "ovelha negra" do grupo quando a questão é orientação política... rolando rir  Mas é tudo na boa mesmo!

Última edição por Fiorella em Ter 14 Out - 14:54, editado 1 vez(es)
Fiorella

Mensagem por jonass em Ter 14 Out - 14:53

Japinha, td bem. Smile

Mas acho q vc está com mto ódio no coração. rss. Será q entendemos ele de forma diferente ou apenas pensamos diferente?
jonass

Mensagem por jonass em Ter 14 Out - 14:56

Fiorella, concordo com td oq disseste...só não acho q a maioria deles pense assim.

Tua posição é mto coerente, mas acredito q na prática, poucos entendem assim.
jonass

Mensagem por Aline Floripa em Ter 14 Out - 15:05

jonass escreveu:Japinha, td bem. Smile

Mas acho q vc está com mto ódio no coração. rss. Será q entendemos ele de forma diferente ou apenas pensamos diferente?

Eu, ódio no coração??? JAMAIS...em tempo algum!!!

Pra mim esta claríssimo que ele não entende o que a Marilena coloca, e sinceramente, achei ele bem babaca!
Aline Floripa

Mensagem por jonass em Ter 14 Out - 15:26

Acho q ele apenas usou o exemplo dela.

O texto não tem ela como foco.
jonass

Mensagem por Aline Floripa em Ter 14 Out - 15:30

jonass escreveu:Acho q ele apenas usou o exemplo dela.

O texto não tem ela como foco.

Com certeza não foi um belo exemplo, prova de que ele não a conhece!
Aline Floripa

Mensagem por jonass em Ter 14 Out - 15:46

Japinha, então vc tb odeia a elite branca? Ahhhh, entendi...vc é desse tipo tb! Comunista!

--

Brincadeirinha viu? Só falei assim, pq é exatamente assim q as minorias fazem qnd alguém contraria. rss
jonass

Mensagem por Aline Floripa em Ter 14 Out - 15:52

jonass escreveu:Japinha, então vc tb odeia a elite branca? Ahhhh, entendi...vc é desse tipo tb! Comunista!

--

Brincadeirinha viu? Só falei assim, pq é exatamente assim q as minorias fazem qnd alguém contraria. rss

Ha, ha, ha...Relaxa guri!
Aline Floripa

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: