O tal do amor aberto dá certo? POR XICO SÁ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O tal do amor aberto dá certo? POR XICO SÁ

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 11:18

O tal do amor aberto dá certo?

POR XICO SÁ

O leitor indaga este destemido consultor sentimental à queima-roupa, em um encontro na estação Consolação:

“O relacionamento aberto pode dar certo?”, tasca, com cara de quem está sendo passado para o último vagão dos homens no descarrilado e derradeiro metrô do amor e da sorte. “Ela propôs. Disse que é assim ou nada”.

Tive dó daquela criatura. Pensei em jogar uma teoria, lembrar do poliamor, aqueles livraços sacanas do Roberto Freire, aconselhar a leitura de “A cama na varanda” da brava Regina Navarro Lins… A delícia que pode ser tentar sair por ai, à franciscana, sempre na base do é dando que se recebe.

Fiquei tentado também a presenteá-lo com o bilhete único da obviedade rodriguiana:

Meio amor não é amor, cai fora, se liga. Se fechado não funciona, imagina na base do “oh! rebuceteio”, como na ilustração acima do gênio italiano Milo Manara!

O sujeito de meia idade, vestes invernosas puídas em plena primavera, exalava a naftalina de outras dores acumuladas no guarda-roupa:

“Me ajuda”, disse, em um abraço de cortar coração, passarinha, fígado, moela e todos os miúdos da humanidade.

Era uma dessas criaturas infelizes no amor. Ponto.

Tentei reanimá-lo com aqueles clichês da esperança a qualquer custo que aprendi nos filmes de Frank Capra. Levei o desalmado para uma bisteca crepuscular no “Sujinho”, estabelecimento que sempre funcionou como a minha clínica sangrenta de psicanálise selvagem.

Na primeira cerveja ele chorou por ela. Para tentar desconstruir minimamente o mito do amor romântico, perguntei: “Gostosa?”

“A única que me levou ao nirvana!”, diz Roberto, na casa dos cinquenta, babando na bisteca, inconformado. “Amor aberto, amor aberto, amor aberto”, balbucia, obsessivo. “Amor aberto, amor aberto, amor aberto…”

Realmente o amor aberto é uma beleza. Para o(a) dono(a) da iniciativa, da chave e do cadeado. Para quem decide abrir a cancela dos sentimentos, para quem grita primeiro pelo menino da porteira.

O pior da proposta de amor aberto, fui obrigado a alertar o Roberto, é que pode ser um baita truque. Coisa de quem está apenas te largando para viver um aferrolhado e fidelíssimo amor com outro(a).

Muitas vezes a tese do amor aberto não passa de uma desculpa menos dolorosa (menos?) para dizer que está indo embora. “Preciso ter o meu espaço etc”. Aquela coisa meio doutor Smith perdido nas galáxias dos sentimentos.

Toda vez que escuto a expressão amor aberto, me fecho para balanço.

Com a ajuda dos generosos garçons, coloquei Roberto num táxi rumo à praça da Árvore.

Ele babava: “Amor aberto, amor aberto, amor aberto…”

https://www.facebook.com/xico.sa?fref=ts
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Re: O tal do amor aberto dá certo? POR XICO SÁ

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 11:24

Respondi lá para o Xico:

relacionamento aberto ñ serve para mim, porém admiro quem se propõe a viver-lo...
é desprendimento da hipocrisia de quem gosta de variar a marmita....se a pessoas gosta muito do parceiro , diga na cara que transará com outras (os), assim há possibilidade de escolha, muito melhor do que ser traído...

Por que as pessoas continuam julgando a visa amorosa/sexual dos outros? seja hetero ou homo.
E daí se o casal optar por relacionamento aberto? O que os outros tem a ver com isto?
É mais aceitável que o cara tenha suas teúdas e manteúdas na rua, mas que seja tudo debaixo dos panos.... mas se for mulher é puta e pronto...
Querem julgar o que é amor alheio ou safadeza... como se as pessoas nascessem em formas quadradinhas, tudo igualzinho...
aff aff aff

eita sociedade hipócrita
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Alice Moura em Seg 29 Set - 11:48

Tempos atrás vi um vídeo onde as pessoas contavam suas experiências com esse tipo de relacionamento:

É legal quando uma das entrevistadas coloca que não é para todos.
Há quem se adapte, e há quem não queira nem experimentar.
Ninguém deve ser obrigado a algo, por mais que ame o outro.
O amor por si mesmo deve vir em primeiro lugar, assim eu acredito.
Alice Moura

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 11:56

Verei o video em casa.

Poliamor é um conceito um pouco diferente de relacionamento aberto que é definido por  monogomia afetiva.

No relacionamento aberto são transas esporádicas e o parceira (o) não conhece ou não sabe com quem/quando/como o outro (a) irá transar. Claro que cada casal tem suas normas/regras, ou não.... depende de cada um...

Então não dormirão todos juntos, nem irão ver o parceiro (a) transando com outro (a). O nome disto é swing e é outra coisa.... assim como o amor livre... assim como poligamia... assim como o poliamor...
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Alice Moura em Seg 29 Set - 12:00

Ou seja, o relacionamento aberto é o que já se pratica há anos, vulgo amantes?
Hum... que nome chique, mas continua na prática, a outra e o outro... rsrsrs...
Alice Moura

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 12:06

A famosa e precursora feminista Simone de Beauvoir tinha um relacionamento aberto com Jean-Paul Sartre, nos meados de 1930.
Existem inúmeros documentários e textos sobre as cartas trocadas entre eles.
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 12:07

Alice Moura escreveu:Ou seja, o relacionamento aberto é o que já se pratica há anos, vulgo amantes?
Hum... que nome chique, mas continua na prática, a outra e o outro... rsrsrs...

Relacionamento aberto é quando os dois tem conhecimento e consentem que o parceiro faça sexo com outras pessoas. Ter amantes sem o consentimento do parceiro é traição. E Evidentemente é válido para ambos.
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Alice Moura em Seg 29 Set - 12:16

Entendi.
O cara (ou a mulher) consente a traição, já que ele não sabe de quem se trata o outro parceiro (a).
Relacionamento aberto= traição consentida
Poliamor= tudo às claras, todos sabem de todos
Traição= outros relacionamentos quando o parceiro não consente
Agora acho que organizamos rsrsrs....
Alice Moura

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 12:19

Alice Moura escreveu:Entendi.
O cara (ou a mulher) consente a traição, já que ele não sabe de quem se trata o outro parceiro (a).
Relacionamento aberto= traição consentida

Não é traição se não há mentira, engano... é uma outra forma de relacionamento apenas

A mulher e/ou o homem consentem que seu parceiro tenham relações sexuais com outras pessoas.
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Fiorella em Seg 29 Set - 12:59

Poliamor, pelo que sei, é um relacionamento sério com mais de uma pessoa. É como se eu tivesse dois namorados firmes, ou dois maridos, e morasse com ambos, ou os visse regularmente.

Relacionamento aberto são "escapadelas" consentidas. Eu tenho um parceiro fixo, mas se me sentir atraída por alguém, poderei transar com essa pessoa uma ou algumas vezes, mas sem envolvimento emocional. O fato de contar ou não dessas transas varia de casal pra casal. Alguns não contam, mas se o parceiro deu uma "sumida", já fica subentendido que pode estar com outra pessoa, hehehe.

E bem, sou da mesma opinião da Ana... admiro quem tenha esse desprendimento, mas dividir parceiros não é pra mim!
Fiorella

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 13:25

Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Miss J em Seg 29 Set - 13:53

Comigo não rola meeeeeeessssmoooooo!
Miss J

Mensagem por Liu em Seg 29 Set - 14:55

Poliamor, relacionamento aberto, traição...pra mim não dá certo. Quem aceita e acha bom que seja feliz assim.
Liu

Mensagem por Si Cal em Seg 29 Set - 16:14

nao gosto de amor "aberto" no sentido de "oba oba" mas nesta fase da vida estou amando "amar" frivolamente!! ahahaha

ahhhh isso já deu pano para a manga em outro site!!!

MAS O FATO É "LEVE" "FRIVOLO" em meu conceito é diferente de OBA OBA (este nao curto) ahahahahahaha
Si Cal

Mensagem por Kátia.Aquiles em Seg 29 Set - 20:31

O grande problema da sociedade: não tolerar o diferente.
Por que raios a vida sexual e amorosa alheia nos interessa tanto?
Por que para eu gostar do B o A tem que ser uma porcaria?
Quem tem relacionamento aberto sofre muito preconceito e despeja muitos outros também.
Em fóruns sobre isso, os adeptos costumam dizer que monogamia é hipocrisia, que é prisão e que ser monogâmico é praticamente ser corno.
Seres humanos são sempre seres humanos...
Outra coisa belíssima da nossa raça: ser modinha e cabeça fraca. Muita gente que não tem o perfil embarca nessa porque está na moda. E muitas cabeças de osso para sopa sem auto-estima embarcam porque o parceiro impõe. Mas problema deles.
Relacionamento aberto, pelos relatos de quem pratica não é bagunça não. Ou pode ser. Dependo do casal, da maneira que cada um quer viver. E ninguém tem nada a ver com isso.
Ness link tem um textos da Nádia Lapa, do blog Cem Homens sobre relacionamento aberto. E nos comentários vários relatos de quem pratica. Para quem quiser entender melhor:

http://www.cemhomens.com/secoes/relacionamento-aberto/

Última edição por Kátia.Aquiles em Seg 29 Set - 20:44, editado 2 vez(es)
Kátia.Aquiles

Mensagem por Kátia.Aquiles em Seg 29 Set - 20:33

Ahh, e para mim não serve.
Kátia.Aquiles

Mensagem por Ro Samy em Seg 29 Set - 20:49

Eu admiro quem consegue viver tranquilamente com essa escolha, de relação aberta. Acho que se os dois vivem bem com essa escolha, não há mal algum. A forma como conduzem sua relação diz respeito a eles e somente a eles.

Eu, Ro, ciumenta, insegura, carente e possessiva que sou,não sirvo pra esse tipo de relação.
Ro Samy

Mensagem por Alice Moura em Ter 30 Set - 8:13

Eu li o link que voce postou, Katia.
Mas discordo de uma coisa: o ciúme é algo natural, pois o ser humano apresenta reações ciumentas desde criança, antes da "absorção" por assim dizer, dos conceitos sociais, cristianismo, etc. Exemplo: irmãos sentem ciúmes dos pais, dos brinquedos, dos pais com o irmão, ou dos pais com outras crianças, etc.
Outra coisa que questiono é que nas relações com mais de um parceiro, tenham o nome que tiverem, sempre há uma norma ou regra que não se pode quebrar com o parceiro eventual. Parece que sempre tem que haver um "link" que preserve o parceiro de ser todo do outro, é como se algum deles dissesse: "aqui é território meu. Neste ponto ninguém além de mim toca." (refiro-me ao caso citado no texto). Porque se tocar, permitir que o outro eventual deixe avançar, vira uma traição como outra qualquer, e assim também parece que reduz o poliamor, ou o que seja, a mais uma relação comum, com regras monogâmicas-cristãs (citadas no texto).
Então, que liberdade é essa?
Alice Moura

Mensagem por Aline Floripa em Seg 6 Out - 13:45

Miss J escreveu:Comigo não rola meeeeeeessssmoooooo!

Nem comigo!
Aline Floripa

Mensagem por Alexandre dos Santos Lima em Dom 22 Fev - 15:18

Alice Moura escreveu: o ciúme é algo natural, pois o ser humano apresenta reações ciumentas desde criança, antes da "absorção" por assim dizer, dos conceitos sociais, cristianismo, etc. Exemplo: irmãos sentem ciúmes dos pais, dos brinquedos, dos pais com o irmão, ou dos pais com outras crianças, etc.

Não concordo que ciúme seja natural. Ciúme é aprendido, vem da crença da perda, da posse, de uma falsa escassez, e da necessidade de controle sobre o outro. Não é prova de nada, faz mal. Gera insegurança, medo, desconfiança e faz com que as pessoas além de duvidarem de si mesmas, ter necessidade de desmerecer ou afastar o outro. E quando essa expectativa é falsa, vira paranoia (ainda que leve) e acaba cansando quem se quer controlar.

Na verdade ninguém é de ninguém, ninguém sabe o que passa na cabeça do outro, nem sempre se faz o que se fala e promessas muitas vezes parecem existir apenas para serem quebradas. Então, pra quê sofrer antecipadamente por isso?

Assim como há relacionamentos convencionais que funcionam acho que relacionamentos abertos podem existir sim, e funcionar, mas pra isso é preciso vencer a barreira da comunicação aberta, da sinceridade e da lealdade. Ressalto o termo lealdade. Algo mais flexível, legítimo e altruísta que a fidelidade. Fidelidade depende do outro cumprir algo que prometeu ou deixou subentendido, muitas vezes só pra que o outro o "aceite". Muito falho, em minha opinião.

Considero mais justo o desprendimento sexual mutuamente consentido em prol de uma convivência amorosa mais sólida e legítima do que a convivência por aparências em que se finge ser o que não se é, muitas vezes cobrando do outro o que não se faz, só pra se parecer "normal", "tradicional", "convencional". Tem muito relacionamento "normal" de fachada por aí. É só olhar em volta. Uns tem necessidade de se sentir "na vantagem" em relação ao outro que é supostamente fiel e que nunca poderia descobrir a verdade ou é o último a saber/aceitar.

Alexandre dos Santos Lima

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: