Sexo, dinheiro, força e poder: as prisões masculinas - por Frederico Mattos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sexo, dinheiro, força e poder: as prisões masculinas - por Frederico Mattos

Mensagem por Ana em Qua 24 Set - 13:41

Grande parte dos pedidos de ajuda que chegam até a coluna ID retratam homens que estão confessadamente desgastados, cansados de sustentar posições de força e sem liberdade perante impulsos mais emotivos e sua fragilidade. Na própria relação com amigos, homens se sentem desumanizados nessa busca incessante pela vitória, mesmo quando gostariam de simplesmente relaxar.

Nunca nos perguntamos sobre as angústias de alguém que se fantasia de vencedor e depois não consegue se desgarrar dessa ilusão. Como você se sentiria em viver sem a liberdade de perder, fraquejar, descansar e errar?

Os homens nem sabem o quanto se torturam por realimentar uma cultura preconceituosa, prejudicial não só às mulheres (vítimas reais). Mesmo tirando vantagens financeiras (homens ainda ganham mais que mulheres), sociais (privilégios e acordos favoritistas), físicas (ausência de sensação de ameaça numa rua solitária) e outras tantas, existe ainda um dever que perturba os homens.

Pode parecer um luxo de classe privilegiada falar do sofrimento em estar no topo. Porém, quero deixar claro um ponto. O homem que tem a pretensão de sempre ser o Alpha está num processo silencioso de ameaça frente às condições de falência ao longo da existência.

Exatamente por tentar projetar para si e os outros uma força e capacidade imbatíveis, o homem fica exposto a múltiplas sobrecargas pessoais.

1. Sexualidade limitada
“Homens vendem a ideia de uma hipersexualidade viril.”

A sexualidade masculina é bastante falocêntrica e isso cria uma restrição pouco detectada. De modo geral, os homens foram enclausurados por si mesmos em desejos bem limitados.

Em tempos nos quais a liberdade sexual tem sido cada vez mais preconizada (e até superestimada), nos vemos presos a um passado ideológico asfixiante, machista e alienante. O olhar coletivo está condicionado a associar nudez com desejo sexual, sexo com penetração e prazer com finalização orgástica.

Até o desejo pelas mulheres é essencialmente visual e afobado. Essa escravidão do olhar binário do homem que categoriza as coisas num lugar ou outro é predatória para ele mesmo, que se vê impelido a comprovar sua virilidade.

Para administrar todas essas contradições, o homem precisaria de certa maturidade emocional de quem sabe lidar com seus desejos sem que sejam uma ordem, de quem pode apreciar a nudez sem que ela seja sexual ou lidar com o sexo sem que se obrigue a ficar ereto.

2. Dívidas
“Homens vendem a ideia de sucesso e provedor”

O que faz um homem se endividar não é ganhar pouco, mas ver os pedidos e desejos dos que o cercam serem barrados por sua “incapacidade” de prover. Para não deixar que os seus colegas arranquem em disparada com os carros de ponta na viagem para o point turístico enquanto ele naufraga nos centavos, prefere comprar a casa e o carro, mesmo sem reais condições.

Os bancos já perceberam isso e criaram toda a forma facilitada de crédito a juros altíssimos para que os homens vaidosos nadem nos mares do consumismo em busca de status.

O tropeço inevitável que se segue aos empréstimos e hipotecas é resultado dessa febre que não permite que o homem apenas diga não aos seus impulsos e às pessoas que estima agradar com bens materiais.

Nome sujo, para um homem, é como se tivessem arrancado sua perna e, mesmo assim, ele está sempre fazendo piquenique na beira do abismo.

3. Suicídio
“Homens vendem a ideia de resistência ilimitada”

Para quem só tem opção vencer ou ser derrotado é tudo ou nada, sem chances de falha.

Os métodos usados para suicídio se distinguem entre os gêneros. Homens costumam ser mais efetivos.

Até para tirar a própria vida, não pode haver falha. Tiro, forca e queda do alto são os métodos favoritos para o tipo de pessoa que não pode ser associada com fraqueza, nem na hora de tirar a própria vida.

Meu bisavô materno se matou, segundo uma lenda familiar, por ter contraído sífilis. Diante da possibilidade de se ver incapaz numa cama ou de ser cuidado pela minha bisavó, preferiu estourar os tímpanos.

Infelizmente, a palavra desonra nunca pode ser associada a um homem num mundo dominado pelo machismo.

4. Doença, velhice e morte
“Homens vendem a ideia de saúde e força inabalável.”

Com exceção do Professor Xavier (que não existe, vale lembrar), quando vemos um homem sentado numa cadeira de rodas, estranhamente tiramos a ideia de potência dele. A pergunta secreta, cabal e recheada de vergonha de si mesmo é: “Será que o pinto dele sobe?”

Entre médicos e enfermeiras, é senso comum atestar que os pacientes mais difíceis são do sexo masculino. A ideia de fazer um exame de rotina ou procurar um médico não passa na cabeça de muitos caras, que só vão se consultar com um médico em última hipótese, quase mortos.

Aliás, os homens morrem mais cedo do que as mulheres porque em média se cuidam menos e são menos atentos aos sinais corporais de disfunção. Prova disso é o trabalho realizado por proctologistas para convencer os quarentões a fazer o exame de próstata, que além de questionar sua força física ainda os expõe em sua vaidade de macho.

O ponto é que a velhice chega para todos e a quantidade de homens que entram num amargor pós-aposentadoria é muito alta, já que associaram força apenas com códigos sociais juvenis.

Homens não se aceitam morrer ou passar uma vida em vão, talvez por isso, muitos queiram se imortalizar numa árvore, num livro e num filho.

5. Solidão e distância afetiva

“Homens vendem a ideia de autossuficiência”

Pedir ajuda, só em segredo. Expressar suas necessidades, nem sob tortura. É assim que opera a cabeça usual de quem foi ensinado a segurar o choro e mostrar os dentes para ser respeitado.

Enjaulado como uma fera, o homem não costuma recorrer à sua rede de apoio para sair de uma fase difícil. Ele vai se blindando ao longo dos anos e endurecendo em convicções intelectuais que explicam qualquer fenômeno humano com meia dúzia de teses racionais. O máximo de ajuda que consegue obter é uma rodada de bebida com os amigos.

6. Bloqueio emocional
“Homens vendem a ideia de que a vida prática e exterior é o que importa.”

Nada mais aterrorizante do que o pesadelo de se ver pelado diante do pátio do colégio, não é? Essa visão de extrema vulnerabilidade e passividade está no inconsciente mais primitivo de um homem.

Da mesma forma falar de amor, compromisso, medo e falência geraria frio na espinha do homem mais poderoso do mundo. Isso o colocaria numa posição de disponibilidade radical, completamente sem armas para lidar com os outros.

Essa impossibilidade de lidar com a fraqueza cria uma reação contrafóbica de ter que se armar até os dentes. Como? Conquistando territórios, criando muralhas e se armando para defender seu espaço.

Homens matam e morrem pelo simples medo de encarar seu semelhante com a mesma dignidade e falência que ele tem. Diante de sua incapacidade psicológica de lidar com centenas de variações emocionais, o homem deixa escapar apenas raiva para manifestar tudo aquilo que sente.

7. Cegueira social
“Homens vendem a ideia de que são inquestionáveis”

Estar sempre com a razão é motivo de vaidade para muitos homens, seja em diálogos pessoais ou comentários em site. A visão oposicionista – eu e o outro, concordo e discordo, vencedor e perdedor – turvam algum propósito mais profundo na vida e impede que os homens sigam transcendendo a necessidade de vitória.

Uma vida com significado é mais trabalhosa, mas é uma dedicação recompensada com brilho nos olhos, conversas enriquecedoras e falas com conexão emocional.

A obsessão por vencer na esgrima intelectual cria um tipo de glória solitária, já que as pessoas ao nosso redor se cansam, afastam e desistem de criar algum sentimento realmente significativo.

8. Tensão constante

“Homens são ativos”

Como sempre assumimos a imponência e ação produtiva como resultado do esforço de macho, também nos trancafiamos num pragmatismo cego.

Qualquer dilema ou queixa que chegar até um ouvido masculino parece criar o dever de ser consertado ou solucionado.

Esse estado de mente sempre alerta do caçador pode parecer superficialmente uma vantagem nos negócios ou na vida social. Mas será que poderíamos obter algum tipo de aproveitamento em poder relaxar, contemplar, ou aceitar certas dissonâncias cognitivas sem converter tudo em tarefa?

9. Prisão amorosa
“Homens devem ser assim”

Quando leio um pedido de “volta Dr. Love”, ouço menos por quem pede e mais o que pedem.

Eles pedem uma maneira mais simples, prática e objetiva de garantir resultados diante de impasses da vida amorosa.

Essa aparente sabedoria “máscula” revela uma limitação que nos impomos, a de ter que saber como agir diante de uma mulher. É como se houvesse um pedido de “não me faça pensar, me diga como ser” que é próprio de quem tem medo de suas próprias escolhas e seus fracassos.

Sem alguém para dizer o que temos que fazer, enfrentamos a condição ética de descobrir por experiência própria o que funciona de acordo com nosso temperamento, tipo físico, inteligência, traços de personalidade e visão de mundo.

http://papodehomem.com.br/sexo-dinheiro-forca-e-poder-as-prisoes-masculinas/
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Re: Sexo, dinheiro, força e poder: as prisões masculinas - por Frederico Mattos

Mensagem por Mauro Scherer em Qua 24 Set - 15:43

Tenho defendido que o machismo faz mal também ao homem, ideologia que deve ser combatida por todos.

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Mensagem por Si Cal em Qua 24 Set - 19:21

Mauro eu defendo que ualquer situação de machismo e feminismos radicais SÃO RUINS... sei lá me foge... pq não enxergam que qualquer cercado (quer seja moral ou social) nos leva ao sufocamento? ao desgaste? a falta de felicidade... pq FELIZ ninguem o é 100% mas puta merda... me escapa ao entendimento...

Pq escolher ser menos feliz se posso escolher ser mais feliz.... :-(
Si Cal

Mensagem por Liu em Qua 24 Set - 21:06

Uma reflexão que merece ser compartilhada. aplause
Liu

Mensagem por Alice Moura em Qui 25 Set - 7:52

Eu não sei se essa reflexão vai ganhar eco.
Vejo muitos espécimes masculinos na faixa dos 20, 25 anos repetindo esses comportamentos arcaicos, que deveriam estar a caminho da extinção, mas parecem que a cada geração, surgem com mais força.
A prova disso são são os casos de homofobia, agressões em estádio de futebol, violência contra a mulher, a busca desenfreada pela ostentação (mais comuns em jovens do que em homens maduros), e tantas outras coisas, que penso que o machismo é imortal, infelizmente.
Deveria ser reflexiva também a posição da mulher como incentivadora e reprodutora desses comportamentos, na criação dos seus filhos homens.
Isso ninguém fala, pois se o homem tem esse tipo de comportamento enquanto adulto, certamente teve uma mãe ou uma mulher machista que o incentivou a esse modo de ser.
Alice Moura

Mensagem por Mauro Scherer em Qui 25 Set - 9:30

Temos dois pepinos prá descascar neste século: o machismo e a intolerância religiosa, junto com racismo e outros "ismos" e preconceitos.

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Mensagem por Liu em Qui 25 Set - 10:15

Alice Moura escreveu:Deveria ser reflexiva também a posição da mulher como incentivadora e reprodutora desses comportamentos, na criação dos seus filhos homens.
Isso ninguém fala, pois se o homem tem esse tipo de comportamento enquanto adulto, certamente teve uma mãe ou uma mulher machista que o incentivou a esse modo de ser.

Concordo e nunca havia pensado no que diz o texto, como eles podem se sentir.
Liu

Mensagem por Si Cal em Qui 25 Set - 11:05

EU FALO!!! SOU TOTALMENTE DEFENSORA DA "DESESTRUTURAÇÃO" MATRIARCAL QUE ENVOLVE NOSSA SOCIEDADE!

Homens que se comportam como FILHOS sempre... pq sua mae ENSINOU isso a ele...

Si Cal

Mensagem por Kátia.Aquiles em Qui 25 Set - 20:22

Deveria ser reflexiva também a posição da mulher como incentivadora e reprodutora desses comportamentos, na criação dos seus filhos homens.

Isso é real mas vale lembrar que nós somos o reflexo da nossa sociedade.
Na época da escravidão, podemos dizer que os senhores de escravos eram assim porque suas mães os criaram assim? Ou que os jihadistas estão cortando cabeças por aí porque suas mães os ensinaram assim?
Eu entendo perfeitamente que o ponto de vista é que a criação é machista. E é. Porque toda a sociedade ainda é machista.
Essa teoria coloca a culpa do machismo única e exclusivamente nas mulheres.
E a própria teoria é machista, no momento que assume que a criação de um filho é papel da mãe, e não 50% pai, 50% mãe.
O que precisa ser mudada é a visão de toda a sociedade. E é possível. Basta pensar, por exemplo, o que era ser gay há 50 anos e hoje. Ainda enfrentam muitos preconceitos, mas o cenário é muuuuito melhor.
Kátia.Aquiles

Mensagem por Alice Moura em Sex 26 Set - 6:15

"Essa teoria coloca a culpa do machismo única e exclusivamente nas mulheres.
E a própria teoria é machista, no momento que assume que a criação de um filho é papel da mãe, e não 50% pai, 50% mãe. "

E nós? O que fazemos com isso? Só admitimos o fato, e nada pra mudar?
Os gays se assumiram, lutam por seus direitos, exigem que sejam respeitados como cidadãos pagadores de impostos que são e seres humanos também.
Mas não vejo a mesma atitude nas mulheres: continuamos com a dupla, tripla jornada, ganhando menos, muitas são chefes de família, mas se aparecer um homem na vida delas, é óbvio que vão deixar o controle com ele, nem que continuem pagando a maior parte das despesas. Por quê?
Tinha uma amiga independente financeiramente, casa própria, carro do ano, tudo pago e conquistado por ela, com o esforço do seu trabalho e de seus investimentos.
Apareceu um homem, e eis que ele dirigia o carro dela, quando eles saíam. Por quê?
Isso é comum, mesmo em casais em que cada um tem o próprio carro, quando saem juntos, geralmente é o homem quem dirige.
Não me lembro de nenhuma manifestação claramente feminina contra o machismo. Vi mulheres defendendo seus direitos, mas para a mudança da mentalidade machista, nunca vi. Posso estar errada e desinformada.
Alice Moura

Mensagem por Si Cal em Sex 26 Set - 13:20

Alice infelizmente as "MAES" não deixam o "PAI" exercer seus 50% e nada me faz pensar diferente... eu vejo isso todos os dias, em todos os momentos e principalmente na minha familia EXTREMAMENTE MATRIARCAL...

Tu nao sabe o que euzinha aqui sofro.... dentro da propria "familia" rs
Si Cal

Mensagem por Kátia.Aquiles em Sex 26 Set - 18:51

Alice, o feminismo luta exatamente por isso. Mas as pessoas não se deixam sair do lugar comum e das ideias pré-concebidas. Acham feminismo diabólico ou coisa de lésbica que odeia homem. Mas essas pessoas quase nunca param para ler os textos feministas.
Feminismo luta todo santo dia contra o machismo, sim.

Kátia.Aquiles

Mensagem por Alice Moura em Sex 26 Set - 19:43

Então eu me expressei mal, não foi isso que eu quis dizer.
Refiro-me a comportamentos, conceitos arcaicos, coisas mais sutis, por assim dizer.
Procedimentos velados, incrustados na nossa sociedade, que todo mundo segue, sem lutar por mudança, nem mesmo as próprias mulheres.
Alice Moura

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 10:58

Alice Moura escreveu:Então eu me expressei mal, não foi isso que eu quis dizer.
Refiro-me a comportamentos, conceitos arcaicos, coisas mais sutis, por assim dizer.
Procedimentos velados, incrustados na nossa sociedade, que todo mundo segue, sem lutar por mudança, nem mesmo as próprias mulheres.

As feministas lutam diariamente Alice. Tanto por mudanças mais radicais, quanto denunciando e esclarecendo comportamento machista e misógino.
Porém há uma grande confusão ao generalizar as mulheres:
A maioria das mulheres não são feministas.
Grande parte das feministas não são militantes.
E entre as feministas existem grupos que pensam e agem de forma muito diferente. E sabem por que? Porque ninguém vai cagar regra. Mesmo eu não concordando com os exageros de algumas, eu não irei lá dizer que elas devem agir ou assado. Até porque algumas das mais radicais, com um toque de misandria, passaram por traumas e abusos que felizmente eu nunca tive.

Onde voce procura se informar sobre luta feminista? Qual blog/site voce lê?
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Alice Moura em Seg 29 Set - 11:18

Eu geralmente procuro no wikipedia, ou google quando tenho alguma dúvida.
Já pesquisei em livros, me informei, mas ainda não consegui encontrar uma fonte de informação a contento.

Última edição por Alice Moura em Ter 30 Set - 7:10, editado 1 vez(es)
Alice Moura

Mensagem por Ana em Seg 29 Set - 11:41

Te aconselho a procurar alguns blogs/colunistas que tenham um conceito que te agrade mais ou menos. Eu não encontrei nenhum que eu concorde 100%, e nem teria como. hehehe
No google , além de muita avacalhação, terá resultados muito genéricos torna-se confuso. Wikipedia tem muita informação falaciosa.

Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Mensagem por Ro Samy em Seg 29 Set - 20:55

Excelente texto!
Ro Samy

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: