O que ñ se deve falar para as crianças

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que ñ se deve falar para as crianças

Mensagem por Ana em Sab 12 Jul - 11:27

lista interessante, que por vezes nem notamos o quanto praticamos bullying com as crianças ... e o quanto isto pode atrapalhar seu desenvolvimento...

============================================================

Pediatra lista 10 coisas que não devemos dizer para as crianças. Vale a pena ler, já que isso pode influenciar (e muito!) na personalidade delas.

1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.

2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.

5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.

6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

(fonte: http://pkids.co/1dgVMHV)

Última edição por Ana em Sab 19 Jul - 22:28, editado 1 vez(es)
Ana
Bom inicio PaDawn
Bom inicio PaDawn

Re: O que ñ se deve falar para as crianças

Mensagem por Ro Samy em Sab 12 Jul - 18:11

4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.

Esse erro eu cometia até pouco tempo atrás...li essas dicas num site para mamães. Aí comecei a colocar em pratica o " acalme-se". E notei que a palavra surte efeito neles e em mim.

Em relação a rótulos: realmente, tenho problemas sérios de auto estima pois cresci ouvindo que era feia. Ouvia da minha mãe, dos meus tios, dos meus primos. Ficou difícil de acreditar no contrário. E mesmo com terapia, essa ferida ainda sangra. Não consigo me achar uma mulher bonita.

Ro Samy

Mensagem por carlita carlinha em Ter 15 Jul - 13:00

Achei interessante isso. Não tenho filhos, mas se um dia eu vier a ter, já sei como lidar com isso. Já que minha mãe não sabia lidar com isso. Ela mandava eu parar de chorar com o chinelo na mão quando fazia as minhas birras.

Eu também tive problemas em relação a rótulos. Também cresci sendo chama de lerda, pastel, magrela, feia, quatro olho. A consequência disso tudo fez com que eu me tornasse uma pessoa insegura na fase adulta.

As minhas inseguranças diminuíram muito depois que comecei a me relacionar com o Carlito. Ele foi fundamental para diminuir essa minha deficiência com muito dialogo.
carlita carlinha

Mensagem por Mauro Scherer em Ter 15 Jul - 13:54

3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.
Tem que fazer, mas tem que explicar o motivo numa linguagem que a criança entenda, mandar fazer por fazer sem uma explicação é perder a oportunidade de educar.

http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br

Mensagem por Iani em Ter 15 Jul - 19:03

Eu já ouvi os pais dizerem cada coisa a seus filhos... Às vezes, tenho que me controlar para não me intrometer.

Em relação à frase 1 (Não rotule....) o que já ouvi de frases  taxando a criança de ruim, de peste, e por aí afora... Uma amiga cresceu ouvindo de sua mãe que tinha nariz de urubu! Imaginem o trauma dessa pessoa.

Lamentável!!!! Acredito que os pais não tem noção do quanto prejudicam seus filhos quando dão a eles esses atributos.
Iani

Mensagem por jonass em Qua 16 Jul - 12:57

Vou salvar nos favoritos. Em dois meses, isso será bem útil. rss
jonass

Mensagem por jonass em Qua 16 Jul - 13:05

Qnd criança, fui mto chamado de cabeça de vento", "avoado" e coisas do tipo, qnd esquecia de algo (levar uma chave, por exemplo).

Hj, fico mto irritado qnd esqueço algo assim. Eu mesmo me xingo, chamo de burro, etc. E levo uns minutos pra acalmar.

Sei q não era a intenção dos adultos, mas ficou...
jonass

Mensagem por Ro Samy em Sab 19 Jul - 22:11

O comentário do Jonas me fez lembrar uma coisa.
Cresci ouvindo sérias críticas da minha avó e da minha mãe  por causa do serviço doméstico.
Elas são o tipo cricri, se vc não faz exatamente igual a elas, está errado e ponto final. A minha mãe ainda acusa de ser corpo mole.
Acabei me tornando uma adulta exageradamente exigente consigo mesmo. Tenho pouca indulgência com meus erros e falhas.
Levei muito tempo pra deixar de ser neurótica com casa limpa.   rolando rir rolando rir rolando rir
Ro Samy

Mensagem por Dezinha em Dom 20 Jul - 0:10

Outra coisa que não se deve fazer é comparar a criança com outra. Por exemplo "o seu irmão é muito mais estudioso que vc" ou "a filha da vizinha é muito mais esforçada que vc". Passei a minha infância e adolescência ouvindo comparações, principalmente com os filhos dos outros, e minha auto estima sempre foi prejudicada por isso.
Dezinha

http://www.casadoalan.com

Mensagem por jonass em Seg 21 Jul - 9:16

A minha mãe tem mania de organização tb, então acabei pegando um pouco disso tb.

Por um lado foi bom, eu sou mto "espaçoso", odeio estar apertado, no meio da bagunça. Mas acho q levo isso em um limite bem suportável. Heheh
jonass

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: